13 de abril de 2018

Russo Strakhov mantém amor por Portugal

(Fotografia: © João Fonseca/Federação Portuguesa de Ciclismo)
Não é inédito a Lokosphinx dar-se bem com os ares de Portugal. Ainda em 2016, Alexander Vdovin venceu a classificação da juventude da Volta a Portugal ou há um ano a equipa russa ganhou a primeira etapa do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela por intermédio de Alexander Evtushenko. No entanto, Dmitry Strakhov parece ter uma paixão especial pelo nosso país. É que em três corridas soma cinco conquistas. A mais recente foi esta sexta-feira, no arranque precisamente na prova das Beiras e Serra da Estrela, com o russo a ser o mais forte no sprint em Figueira de Castelo Rodrigo. Strakhov assumiu assim a liderança da corrida de três etapas, beneficiando das bonificações para ficar com quatro segundos de vantagem sobre o colombiano Wilmar Paredes, da Manzana Postobón.

Dmitry Strakhov tem sido então uma das figuras do ano nas corridas portuguesas. Foi irrepreensível na Clássica da Arrábida, depois venceu mais duas etapas na Volta ao Alentejo e ficou ainda com a classificação por pontos. E agora voltou a ser claramente superior no momento da decisão. O melhor português foi Daniel Mestre. O ciclista da Efapel ficou em terceiro, mostrando que mantém o bom momento que já lhe valeu uma vitória na Clássica Aldeias do Xisto.

No entanto, na geral, é César Fonte (W52-FC Porto) quem fecha o pódio, beneficiando das metas volantes, quando conseguiu andar mais destacado na frente, já que foi difícil formar-se uma fuga digna desse nome. Está a cinco segundos de Strakhov. Também Joni Brandão esteve na frente e são cada vez melhores as notícias para o Sporting-Tavira, que vê uma das suas principais figuras recuperar a forma, depois de no ano passado ter falhado a Volta a Portugal devido a um problema de saúde. Brandão está também a cinco segundos de Strakhov, mostrando que quer estar na luta por uma corrida que venceu em 2016, então ao serviço da Efapel, naquela que foi a primeira edição do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela. De recordar que foi segundo na Clássica Aldeias do Xisto há três semanas.


(Fotografia: © João Fonseca/Federação Portuguesa de Ciclismo)
Gustavo Veloso (W52-FC Porto) foi outro dos principais nomes que andou à procura de bonificar. No entanto, é o colega, César Fonte, quem lidera essa classificação, com Mario Gonzalez (Sporting-Tavira) a vestir a camisola da montanha.

A maior experiência dos portugueses foi, para já, superada por dois jovens - Strakhov tem 22 anos e Paredes 21 -, mas este sábado espera ao pelotão uma etapa bem mais montanhosa. Não que a primeira tirada tenha sido fácil, pois os 177,2 quilómetros, que começaram em Mêda, com muito sobe e desce e três terceiras categorias fizeram mossa. Apenas 22 ciclistas chegaram no primeiro grupo. São muitos os que já perderam mais de um minuto, como João Benta (Rádio Popular-Boavista), Alejandro Marque (Sporting-Tavira), Rafael Reis (Caja Rural) e Rui Vinhas (W52-FC Porto). Sérgio Paulinho (Efapel) cortou a meta 2:25.

Quanto à segunda tirada será a mais longa, com 193,9 quilómetros, entre Sabugal e Seia, e três subidas de segunda categoria, a última a 28,4 quilómetros da meta. A partida será às 12:00, com o final previsto para cerca das 17:00.



Pode confirmar aqui as classificações da primeira etapa.

»»Efapel à procura de manter o pleno no Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela««

»»Daniel Mestre: "Estava com a convicção que era hoje. Disse-lhes que era o meu dia"««

Sem comentários:

Enviar um comentário