20 de abril de 2018

Lisboa já tem o seu granfondo

No últimos anos, este tipo de competições para amadores (e não só) tem vindo a aumentar em Portugal. De norte a sul do país, são vários os granfondos que já vão constituindo quase um autêntico calendário de corridas e a partir deste domingo, a capital vai contar com o seu. Na Praça do Império, frente ao Mosteiro dos Jerónimos, estarão 1200 ciclistas de 19 nacionalidades diferentes e claro que não faltarão algumas figuras bem conhecidas. Marco Chagas, Vitor Gamito, os irmãos Nuno e Hugo Sabido e Celina Carpinteiro estarão presentes nesta primeira edição de uma prova que a organização quer tornar numa referência. Do BTT virá Nuno Margaça e do triatlo José Estrangeiro e Katarina Larsson.

Lisboa, Cascais, Sintra e Mafra fazem parte de um roteiro cuja beleza paisagística não deixa ninguém indiferente e que cada vez mais tem ciclistas nas suas estradas. A organização está a cargo da Stream Plan e Podium Events (empresa organizadora da Volta a Portugal), em parceria com a Ultra Spirit Sports (organizadora dos Granfondo Premium). Serão 144 quilómetros com partida e chegada no mesmo local, com três subidas categorizadas: duas de terceira categoria (no Cabeço de Montachique e na Azóia) e uma de quarta (na Carvoeira).

A partida será dada às 8:30, mas para quem não participar no granfondo, haverá uma BikeExpo, que contará com várias marcas e entidades ligadas à modalidade e onde se poderá conhecer algumas novidades. A BikeExpo abre já este sábado para começar a dar ambiente à Praça do Império, que no ano passado recebeu o arranque da Volta a Portugal. O horário será das 10 às 18 horas e no domingo das 9 às 16.


A demonstrar como o calendário de granfondos em Portugal vai ficando cada vez mais composto com novas corridas, a 27 de Maio teremos o Granfondo da Póvoa de Lanhoso, organizado pelo Boavista Ciclismo Clube, e que proporcionará a passagem pelo famoso salto da Pedra Sentada, troço do Rali de Portugal e que nos últimos dois anos teve o pelotão a passar por lá na Volta a Portugal. Serão 115 quilómetros que contarão com a presença de Rui Sousa e Tiago Machado, entre outras figuras ligadas à modalidade.

No dia 9 de Setembro, o circuito internacional GFNY irá fazer a estreia em Portugal, com Cascais a ser o ponto de partida e chegada de dois percursos: 163 e 82 quilómetros. Já em final de temporada, por assim dizer, Tavira irá receber um fim-de-semana prolongado de ciclismo. Dia 5 e 6 serão para os profissionais, mas no domingo, dia 7, haverá um granfondo também com duas distâncias: 140 e 73 quilómetros. Esta prova terá a organização da Clube Bike Team Tavira, União Ciclismo Tavirense e Núcleo Cicloturismo da Luz de Tavira, em parceria com a Câmara Municipal de Tavira.

»»"GFNY será a festa do ciclista amador"««

Sem comentários:

Enviar um comentário