15 de abril de 2018

Strakhov bate César Fonte por um segundo

Gonzalez venceu a etapa e a montanha, Strakhov a geral e a juventude,
Brandão foi terceiro e ficou com a camisola das metas volantes
(Fotografia: João Fonseca/Federação Portuguesa de Ciclismo)
Quantas vezes se ouve que por um segundo se ganha, por um segundo se perde. César Fonte ficou do lado errado desta expressão e viu Dmitry Strakhov somar mais uma conquista em Portugal. O russo venceu a terceira edição do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela. O ciclista da W52-FC Porto ficou em segundo, com Joni Brandão a fechar o pódio e a vestir a camisola das metas volantes. O Sporting-Tavira garantiu ainda a primeira vitória do ano em território nacional, com Mario Gonzalez a vencer a etapa na Guarda, além de ficar com classificação da montanha.

(Fotografia: João Fonseca/Federação Portuguesa de Ciclismo)
E foi precisamente a equipa algarvia que atacou bastante a última etapa da corrida, de categoria internacional 2.1. Devido ao mau tempo, o percurso foi alterado, com a passagem pela Torre a não ser possível. Foram quase menos 20 quilómetros do que os previstos (149,9) entre Gouveia e Guarda. O Sporting-Tavira fez o tudo por tudo para colocar Joni Brandão na discussão e recuperar os nove segundos que o separavam da liderança, mas que acabaram por não ser alterados. Dos seis homens que formaram a fuga do dia, dois eram da equipa: Alejandro Marque e Álvaro Trueba. Gonzalez saiu depois, para alcançar os homens da frente, mas optou por seguir sozinho, deixando o jovem da Rally Cycling, Brandon Mcnulty, a 36 segundos.

Na discussão pela geral, Strakhov foi buscar os quatro segundos de bonificação do terceiro lugar da tirada e já tinha garantido outros dois numa meta volante. Um corte para César Fonte na meta selou a vitória do russo da Lokosphinx por apenas um segundo. Strakhov tinha ganho a primeira etapa, perdeu no sábado a liderança, mas juntou este domingo mais um sucesso em Portugal. Recordando: foi irrepreensível na Clássica da Arrábida, depois venceu duas etapas na Volta ao Alentejo e ficou ainda com a classificação por pontos. Não esquecer que venceu ainda a classificação da juventude nas Beiras e Serra da Estrela.

Desta feita a Efapel não viu um seu ciclista vencer a corrida, depois de o ter feito com Joni Brandão e Jesus del Pino. Henrique Casimiro foi quarto a 12 segundos, mas a equipa garantiu a classificação colectiva.

O calendário nacional faz agora uma pausa até ao final de Maio quando arrancar o Grande Prémio Jornal de Notícias, no início da contagem decrescente para a Volta a Portugal. Entretanto, algumas das equipas portuguesas vão até Espanha para não perder ritmo competitivo. Estarão em corridas como a Volta a Castela e Leão (20 a 22 de Abril), Volta às Astúrias (27 a 29 de Abril) e Volta à Comunidade de Madrid (4 a 6 de Maio).

Pode ver aqui as classificações finais da corrida.


Sem comentários:

Enviar um comentário