18 de abril de 2018

Final inédito para a 80ª edição da Volta a Portugal

O salto da Pedra Sentada proporcionou um espectáculo
 diferente à Volta nas últimas duas edições
(Fotografia: Podium/Volta a Portugal)
É uma cidade com enorme tradição na Volta a Portugal e já por duas vezes que recebeu o início (2011 e 2014), mas este ano, Fafe será o palco da consagração do vencedor da corrida por que mais espera o pelotão nacional. O percurso ainda vamos ter de esperar um pouco mais para o conhecer ao pormenor, mas é certo que a Grandíssima terminará novamente com um contra-relógio, continuando assim a alimentar a possibilidade de uma maior incerteza de quem fica com a camisola amarela até à meta final.

"Julgo que a Praça 25 de Abril, vulgarmente conhecida como a Sala de Visitas do Minho, vai constituir-se como um palco fantástico de final de competição”, salientou Joaquim Gomes. O director da Volta a Portugal realçou como "nos últimos anos, Fafe consolidou-se como uma das mais importantes autarquias da Volta a Portugal", considerando que "ter sido escolhida para receber o final da 80ª edição foi perfeitamente merecido".

Fafe surgiu na Volta a Portugal pela primeira vez em 1938. Destacando as partidas e chegadas, são 32 presenças e as últimas duas edições tiveram uma marca especial, pois foi incluído o salto da Pedra Sentada, troço mítico do Rally de Portugal. No ano passado fa etapa ficou associada à última vitória enquanto profissional de Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista), que terminou a carreira no final da temporada.

O presidente da Câmara de Fafe, Raul da Cunha, realçou como a mediatização da corrida faz com que receber a última etapa da Volta a Portugal seja "um investimento importante para desenvolver o turismo da nossa região". "O nome de Fafe estará permanentemente ligado à próxima Volta a Portugal. Temos grande tradição e envolvimento com a prova e é com muita satisfação que este ano recebemos o final da Volta", afirmou, citado em comunicado.

A pouco mais de três meses do arranque da prova que marca o calendário nacional para as equipas portuguesas, começam a ser desvendados alguns pormenores e poderá haver mais novidades a caminho. A data como que regressa ao normal, ou seja, a Volta a Portugal acabará a um domingo e não a um dia de semana, como aconteceu em 2017, aproveitando o feriado de 15 de Agosto. Esta ano será de 1 (quarta-feira) a 12 de Agosto. A etapa da Senhora da Graça deverá regressar à habitual colocação no fim-de-semana.

Enquanto a organização, a cargo da Podium, irá abrindo nas próximas semanas o livro da 80ª edição até à apresentação oficial, algumas das equipas nacionais vão andar por Espanha para preencher um calendário que até final de Maio - quando começar o Grande Prémio Jornal de Notícias - não terá corridas em Portugal. De sexta-feira a domingo, a W52-FC Porto, Sporting-Tavira, Efapel e Liberty Seguros-Carglass estarão presentes na Volta a Castela e Leão. Nas últimas duas edições a Efapel colocou um ciclista no terceiro lugar do pódio: Henrique Casimiro (2017) e Joni Brandão (2016), que entretanto mudou-se para o Sporting-Tavira.



Sem comentários:

Enviar um comentário