26 de abril de 2018

Dumoulin com equipa jovem mas forte para o apoiar na Volta a Itália

Só dois destes ciclistas voltarão a estar no apoio a Dumoulin no Giro
(Fotografia: Giro d'Italia)
Tom Dumoulin tem andado algo discreto na preparação para a Giro. O holandês decidiu regressar à corrida na qual conquistou há um ano a sua primeira grande volta, em vez de apostar já no Tour, como tanto se falou, num ambicionado embate com Chris Froome. Vai ser em Itália que o vamos ver e também será lá que se irá perceber a forma física do ciclista. No entanto, há já uma certeza. A Sunweb confirmou a sua equipa e Dumoulin poderá contar com um conjunto que apesar da muita juventude, até poderá ser mais forte do que o de 2017, mesmo que não conte com um dos homens de confiança, Simon Geschke.

"Competir como o campeão em título irá dar uma dinâmica especial tanto à equipa, como à corrida e nós vamos estar preparados para tal. Lutar pela classificação geral é muito diferente de estar focado em ganhar etapas. Todos na equipa precisam de estar completamente focados durante as três semanas, o que exige muito de todos. Aprendemos muito no ano passado e vamos utilizar essa experiência para esta edição [do Giro]", salientou Marc Reef, director desportivo da Sunweb.

Os eleitos são os ciclistas que surgiram na lista provisória há dois dias: Tom Dumoulin, Roy Curvers, Chad Haga, Chris Hamilton, Lennard Hofstede, Sam Oomen, Laurens ten Dam e Louis Vervaeke. Comparativamente com a equipa que esteve no Giro em 2017, só Ten Dam e Chad Haga repetem a presença na ajuda a Dumoulin. É preciso ter em conta que este ano serão oito ciclistas, em vez de nove, dada as alterações das regras por parte da UCI. Ficaram de fora Tom Stamsnijder, Phil Bauhaus, Simon Geschke e Wilco Kelderman. 

A ausência deste último não é uma surpresa. O holandês terminou a época passada a lutar pelo pódio da Vuelta (foi quarto) e a Sunweb irá este ano apostar nele como líder novamente em Espanha, estando também escalado para o Tour, mas terá de esperar pela decisão de Dumoulin para saber qual será o seu papel em França. Quanto a Geschke, o alemão partiu a clavícula no início de Março, no Tirreno-Adriatico, regressou na semana das Ardenas, tendo sido chamado para a Volta à Romandia. No entanto, está no processo de recuperação de forma e a equipa não terá querido arriscar.

Sindre Skjostad Lunke também fez parte da Sunweb num Giro que a equipa não irá esquecer, mas o holandês está agora na Fortuneo-Samsic. Georg Preidler assinou pela Groupama-FDJ e estará de novo em Itália, mas ao lado de Thibaut Pinot.

Mas interessa é quem estará ao lado de Dumoulin, com Sam Oomen a poder ser um homem de grande importância. Aos 22 anos é visto como o próximo holandês a candidatar-se a vencer uma grande volta. De certa forma, um sucessor de Dumoulin, ainda que este tenha apenas  27 anos. Oomen estreou-se no ano passado na Vuelta. Não terminou, mas deixou indicações bem interessantes. Este ano tivemos a hipótese de o ver na Volta ao Algarve. Apesar de ter iniciado a corrida um pouco limitado por um problema no joelho, liderou do início ao fim a classificação da juventude. Kelderman tem outra experiência, que teria, naturalmente, a sua relevância, mas Oomen está a transformar-se num excelente trepador e Dumoulin sabe que conta com a total disponibilidade do jovem companheiro.

A Sunweb foi buscar Louis Vervaeke à Lotto Soudal sabendo que está perante um ciclista que apesar dos 24 anos, oferece já garantias. Dumoulin esteve com Vervaeke e Oomen a ultimar pormenores num estágio em altitude na Serra Nevada, que serviu também para estudar pontos fulcrais das etapas, segundo explicou Marc Reef.

Lennard Hofstede (23 anos) e Chris Hamilton (22) são mais dois jovens a serem chamados a grande responsabilidade, mas a Sunweb contrabalança com Chad Haga (29) e Ten Dam, um dos mais velhos do pelotão, com 37 anos e 15 grandes voltas já realizadas.

"A nossa escolha de equipa para o Giro é baseada nas características do percurso, com o equilíbrio certo entre talentosos trepadores e os nossos experientes capitães. Vamos para Israel [onde irão realizar-se as primeiras três etapas] com uma equipa forte e confiante", salientou Reef, que considera o percurso desta edição mais difícil, por ter mais subidas e menos quilómetros de contra-relógio, esta uma especialidade de Dumoulin e que foi decisiva para que em 2017 ganhasse a maglia rosa.

Afinal, como está Dumoulin?

Houve dois momentos em que este ano muito se falou de Tom Dumoulin. O primeiro foi quando atirou com a bicicleta, frustrado pelas avarias no contra-relógio na Volta a Abu Dhabi. Depois foi quando finalmente revelou que ia mesmo regressar a Itália e enfrentar aí Chris Froome. Competitivamente, pouco se tem visto. Apareceu um pouco na Liège-Bastogne-Liège (foi 15º), mas admitiu que lhe faltou a explosão necessária quando a corrida entrou na fase decisiva. Contudo, deixou a garantia: "Sinto-me melhor do que no ano passado e é por isso que estou muito satisfeito."

O ciclista considera que a presença no monumento belga foi uma boa preparação e no final revelou boa disposição, nas declarações ao canal holandês NOS: "O sentimento é um pouco como no ano passado e eu não estive particularmente mal no Giro!"

A verdade é que é difícil perceber como se irá apresentar Dumoulin no Giro. É uma das grandes incógnitas. Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) ou Chris Froome (Sky), por exemplo, já deixaram indicações na recente Volta aos Alpes, onde o líder da Sunweb não esteve presente. Além de Abu Dhabi (38º), foi à Strade Bianche fazer 21º, caiu na quarta etapa da Tirreno-Adriatico e abandonou, regressou na Milano-Sanremo (31º) e depois fez a Liège. O holandês tem andado "escondido" nos seus treinos, não se mostrando tanto em competição. O calendário é o mesmo de 2017, ainda que os resultados tenham então sido melhores, como o quinto posto na Strade Bianche, mas, mais importante para dar indicações para o Giro, foi sexto lugar no Tirreno-Adriatico.

Há um ano, Dumoulin comprovou que estava feito num voltista. Potencialmente num grande voltista. Melhorou claramente nas subidas, característica que lhe tinha faltado quando liderou a Vuelta em 2015, que acabou por perder para Fabio Aru e nem no pódio conseguiu ficar. Não só melhorou as qualidades de trepador, como não perdeu nada como contra-relogista.

Vencer o Giro foi excelente, ainda mais tendo deixado atrás de si nomes como Nairo Quintana e Vincenzo Nibali. Contudo, mesmo tendo pela frente o embate com Chris Froome, é no Tour que se quer testar o holandês. Para já, parte como grande candidato à 101ª edição da Volta a Itália, mesmo que lhe tenham tirado quilómetros no contra-relógio e mesmo com montanha mais difícil, na teoria, pelo menos. Será uma boa oportunidade para mostrar que é de facto um voltista a respeitar, pois Dumoulin está na fase de demonstrar que a vitória de há um ano não foi caso isolado.



Sem comentários:

Enviar um comentário