12 de abril de 2018

Efapel à procura de manter o pleno no Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela

Tem sido uma corrida onde a Efapel é feliz. Duas edições, duas vitórias no Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela. Primeiro com Joni Brandão, que entretanto mudou-se para o Sporting-Tavira, depois com o espanhol Jesus del Pino. A equipa de Ovar conseguiu a primeira vitória do ano na Clássica Aldeias do Xisto, por intermédio de Daniel Mestre, o que ajudou certamente a libertar alguma pressão. E se for como no ano passo, o difícil foi mesmo a primeira, com a equipa a entrar depois num ritmo bem mais vitorioso. No entanto, a concorrência será forte e tendo em conta que é a única prova do calendário nacional em Abril, será importante para algumas equipas obter um bom resultado.

“Vencemos esta prova com dois ciclistas diferentes e sempre com percursos distintos. Este ano, as três etapas não serão iguais às das edições anteriores, mas vamos voltar a trabalhar no sentido de ter arte e engenho para procurar, de novo, a vitória”, afirmou Américo Silva, numa antevisão ao que irá encontrar a partir desta sexta-feira e até domingo. Del Pino regressará, tendo ao seu lado Sérgio Paulinho, Henrique Casimiro, Bruno Silva, Daniel Mestre, Rafael Silva e Marcos Jurado.

Sendo a região que é, não há grandes momentos de descanso nesta corrida de categoria internacional 2.1. Ainda assim, pode-se dizer que a primeira etapa será a mais calma. Serão 177,2 quilómetros, entre Mêda e Figueira de Castelo Rodrigo. Todas as contagens de montanha são de terceira categoria, embora a última, a 5,8 quilómetros da chegada, tem a forte probabilidade de estragar os planos de uma eventual chegada que beneficie os sprinters. A partida será às 12:00, com a chegada prevista para as 16:30.



A segunda etapa será a mais longa, com 193,9 quilómetros, entre Sabugal e Seia, com três subidas de segunda categoria, a última a 28,4 quilómetros da meta. A partida será novamente às 12:00, com o final previsto para cerca das 17:00.



Para terminar, no domingo serão 168,3 quilómetros, com Gouveia a receber a partida às 12:00. O ponto é alto é, literalmente, a passagem na Torre, mas será ainda numa fase muito inicial da etapa. A meta coincide com uma subida de terceira categoria. A chegada na Guarda está prevista para as 16:00.




Além das nove equipas do escalão Continental portuguesas, estarão ainda a colombiana Manzana Postobón, a espanhola Caja Rural e a americana Rally Cycling, todas Profissionais Continentais. Juntam-se ainda a Lokosphinx - a equipa russa tem estado em destaque nas provas lusas, com vitórias na Clássica da Arrábida e na Volta ao Alentejo -, Java-Partizan (Sérvia), Massi-Kuwait e Start-Gusto (Bolívia), estas do mesmo escalão que as formações lusas.

A Aviludo-Louletano-Uli tem sido a equipa em destaque nas últimas semanas, com a conquista da Volta ao Alentejo por Luís Mendonça e do Troféu Liberty Seguros, que ficou nas mãos de Óscar Hernández. Por outro lado, o Sporting-Tavira ainda não venceu em Portugal, apesar de contar com as duas vitórias de Rinaldo Nocentini na Tropicale Amissa Bongo, no Gabão.

As três equipas que este ano também passaram a ter licença Continental, mas são sub-25, ainda procuram um vitória numa etapa ou numa classificação geral, apesar de já se terem mostrado nas várias corridas realizadas. A Liberty Seguros-Carglass venceu a classificação da juventude da Clássica da Primavera por intermédio de Venceslau Fernandes e do Troféu Liberty Seguros, com André Carvalho. Já a LA Alumínios viu David Ribeiro ganhar a montanha na Clássica da Primavera. O Miranda-Mortágua ainda procura o seu primeiro grande momento do ano.

Depois do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, o pelotão só regressará às estradas nacionais no final de Maio, no Grande Prémio Jornal de Notícias, numa altura em que se estará em contagem decrescente para a Volta a Portugal. Entretanto, algumas das equipas vão até Espanha para não perder ritmo competitivo. Estarão em corridas como a Volta a Castela e Leão (20 a 22 de Abril), Volta às Astúrias (27 a 29 de Abril) e Volta à Comunidade de Madrid (4 a 6 de Maio).

Lista de inscritos (clique na imagem para ampliar).




Sem comentários:

Enviar um comentário