11 de abril de 2018

Corrida ganha por José Gonçalves não vai realizar-se este ano

(Fotografia: Facebook Ster ZLM Toer)
Era uma daquelas corridas que animava a contagem decrescente até à Volta a França, tendo sempre com um pelotão bem interessante. Entre os vencedores estão nomes como Mark Cavendish, André Greipel, Philippe Gilbert, Sep Vanmarcke e o último foi José Gonçalves. A organização espera que não seja mesmo o último, pois foi obrigada a cancelar a edição de 2018, mas espera regressar no próximo ano.

"Infelizmente, esbarrámos com o facto de, depois de completar a estrutura financeira, alguns dos locais planeados saíram. Não há tempo para procurar alternativas nesta altura", explicou o director da corrida Anton Ganzeboom, num comunicado. Isto significa que algumas das localidades que estavam programadas receber o pelotão em 2018 acabaram por voltar atrás na decisão. Ganzeboom explicou que demora tempo para procurar novos locais e que "o processo de autorização está cada vez mais complexo".

Perante estas dificuldades, a opção foi anunciar desde já o cancelamento da Ster ZLM, que deveria realizar-se entre 13 e 17 de Junho. "Queremos dar a oportunidade às equipas de encontrar alternativas", salientou o responsável. Apesar da difícil decisão, Ganzeboom referiu que o objectivo passa agora por voltar mais forte: "Isto dá-nos espaço para nos concentrar para 2019. Então, queremos regressar mais forte do que nunca!"

A corrida holandesa é de categoria 2.1 e no ano passado teve então José Gonçalves como o grande vencedor. Foi uma disputa intensa com Primoz Roglic. O esloveno venceu a primeira etapa e assumiu a liderança, que perderia na quarta tirada. Foi a vez do português da Katusha-Alpecin triunfar, subir ao primeiro lugar na geral e mantê-lo no último dia, com 11 segundos a separá-lo de Roglic e 13 de Laurens de Plus, da Qucik-Step Floors. Dylan Groenewegen venceu duas etapas e Marcel Kittel a derradeira, em Oss.

As duas provas da mesma categoria, ainda que de características diferentes, que talvez possam beneficiar com esta saída do calendário da Ster ZLM são a Volta à Eslovénia e a Route du Sud. A corrida francesa é uma que Nairo Quintana gosta de fazer rumo ao Tour e já a venceu duas vezes. Na Eslovénia, Rafal Majka venceu em 2017 e Tiago Machado em 2014.

»»José Gonçalves conquista Ster ZLM num fim-de-semana de festa para a Katusha-Alpecin««

Sem comentários:

Enviar um comentário