14 de julho de 2019

Henrique Casimiro conquista Troféu Joaquim Agostinho. Acabaram-se os testes para a Volta a Portugal

(Fotografia: © João Fonseca Photographer)
O Grande Prémio Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho, nome completo da corrida, é uma das provas mais emblemáticas do ciclismo português e uma das que os corredores mais ambicionam ter no seu currículo. Porém, perante a sua colocação no calendário, serve também de ensaio geral para a Volta a Portugal. A Efapel sai por cima.

Pouco tempo depois da saída de Américo Silva de director desportivo, Rúben Pereira garantiu a sua primeira grande vitória numa geral como líder, num triunfo motivador para todos, principalmente para um Henrique Casimiro, que sabe que desta feita terá mesmo de ser um gregário de luxo para Joni Brandão.

Nos últimos dois anos Casimiro pôde assumir um papel de mais destaque ao lado de Sérgio Paulinho, mas agora será tudo por Brandão. O ciclista aproveitou bem a oportunidade de se destacar, numa excelente corrida por terras do Oeste que já tinha estado perto de vencer anteriormente. A Efapel tirou na última etapa a liderança à W52-FC Porto, num frente-a-frente que se pode repetir na Volta a Portugal, onde Rúben Pereira quer ver a sua equipa ser uma rival de respeito à formação que tem dominado a principal corrida para as equipas portuguesas.

A Efapel quebrou o enguiço de não conseguir conquistar uma classificação geral em provas por etapas, apesar desta ter sido a nona vitória de 2019 (pode ver neste link todos os triunfos das formações lusas de elite). "É uma das [corridas] mais desejadas, onde todos se preparam para a discutir e tentar ganhar, por ter uma qualidade e um pelotão internacional de grande nível", salientou o director desportivo.

Para Henrique Casimiro, o triunfo teve um valor emocional que foi além de subir por mérito desportivo ao primeiro lugar do pódio numa corrida com tanta história: "É uma vitória que dedico à família. Há seis anos, quando fiz terceiro, a minha esposa, que estava grávida, perdeu a nossa filha. Ficou prometido que venceria o Troféu Joaquim Agostinho para lhe dedicar. Mais do que um objectivo desportivo, este era um compromisso pessoal."

No ano passado, Casimiro perdeu o Troféu por apenas por quatro segundos para José Neves, ciclista que estava na W52-FC Porto. O jovem representa agora a espanhola Burgos-BH e foi o vencedor da etapa rainha, com chegada ao alto do Montejunto (179,3 quilómetros que começaram na Foz do Arelho). O corredor da Efapel, segundo classificado, começou o dia a oito segundos do líder Gustavo Veloso, mas o espanhol da W52-FC Porto quebrou e terminou a corrida a 1:08 de Casimiro, no quinto lugar.

José Neves foi segundo na geral (ganhou a classificação da juventude), a 30 segundos e Sérgio Paulinho, outro corredor da Efapel, foi terceiro, a 1:02 minutos. Os dois ciclistas que terão a grande responsabilidade na ajuda a Joni Brandão na Volta a Portugal, mostraram boa forma. Já a W52-FC Porto terá de se contentar com a vitória no prólogo por parte do seu veterano Gustavo Veloso e conquista da segunda etapa por parte de Rui Vinhas.

Com Raúl Alarcón a recuperar de uma lesão na clavícula, a equipa de Nuno Ribeiro ainda não terá completamente definido como irá atacar a Volta a Portugal, mas ficou mais uma vez demonstrado que pelo menos a Efapel quer colocar em causa um domínio inquestionável nos últimos anos. A equipa com os seus típicos equipamentos amarelo fluorescente ganhou também colectivamente e Henrique Casimiro juntou a classificação da montanha e dos pontos à vitória na geral.

De referir que a primeira etapa foi ganha por um ciclista que gosta muito de triunfar por cá. Depois de levar três tiradas na Volta ao Alentejo, o espanhol Enrique Sanz (Euskadi-Murias) somou mais uma conquista em Portugal ao sprint.

Classificações completas, via ProCyclingStats.

Agora é tempo de pensar exclusivamente na Volta a Portugal, sempre o grande objectivo das equipas nacionais. A corrida arranca a 31 de Julho em Viseu, com final marcada para o Porto a 11 de Agosto.

»»Américo Silva sai da Efapel««

»»Ricardo Mestre ganhou corrida em que Joni Brandão lançou aviso à W52-FC Porto««

Sem comentários:

Enviar um comentário