11 de abril de 2018

Goolaerts sofreu um ataque cardíaco antes da queda

(Fotografia: © Twiiter Veranda's Willems-Crelan)
A autópsia a Michael Goolaerts confirmou a possibilidade que tinha sido levantada pouco depois da sua morte ter sido anunciada, no domingo à noite. O jovem belga sofreu uma aparatosa queda durante o Paris-Roubaix, mas foi revelado que o ciclista sofreu uma paragem cardíaca antes de cair, ou seja, não foi a queda a causa da sua morte. O corredor da Veranda's Willems-Crelan fazia a sua estreia no monumento francês e foi alvo de manobras de reanimação ainda no local, antes de ser transportado de helicóptero para o hospital de Lille. A morte foi declarada às 22:40.

"A autópsia confirma a anterior hipótese que a morte deveu-se a um ataque cardíaco e não à queda. Ele sofreu um ataque [cardíaco] enquanto competia. O coração dele parou e foi por isso que caiu", explicou Remy Schwartz, do Ministério Público de Cambraia, à AFP, em declarações citadas no Cycling News. Acrescentou ainda que se aguarda agora pelos resultados dos exames toxicológicos. De salientar que foi aberta uma investigação ao que aconteceu a Goolaerts.

O ciclista, de 23 anos, começou na Veranda's Willems-Crelan em 2013, quando a equipa ainda estava no escalão Continental. Continuou em 2014 e dois anos depois chegou a estagiar na Lotto Soudal. Porém, em 2017 assinou de novo que Vérandas Willems-Crelan - agora como Profissional Continental - e era aposta para as clássicas. Nesta temporada já tinha alcançado resultados de nota, como o 20º lugar na Kuurne-Bruxelles-Kuurne e na Driedaagse Brugge-De Panne. O melhor foi o nono na Dwars door West-Vlaanderen.

Era visto como um homem de clássicas de elevado potencial e o Paris-Roubaix seria uma das suas corridas preferidas e que mais ambicionava disputar, depois de já ter estado em duas Voltas a Flandres. O mundo ciclismo tem prestado várias homenagens a Goolaerts, seja através de mensagens, ou então, como aconteceu esta quarta-feira na Brabantse Pijl. Quando subiu ao palco para ser apresentada, a equipa recebeu um carinho especial do público e antes da partida foi respeitado um momento de silêncio, durante os quais os ciclistas da Veranda's Willems-Crelan não conseguiram esconder a emoção. No final, o vencedor foi também um belga, Tim Wellens, da Lotto Soudal, equipa onde Goolaerts estagiou. Wellens apontou para o céu quando cortou a meta.


Wout van Aert, a estrela da Veranda's Willems-Crelan e uma das revelações desta época de clássicas, não esteve na corrida, mas quando reagiu à morte do seu companheiro, deixou uma das mensagens mais sentidas. Escreveu que os seus resultados tinha perdido o significado e que a sua campanha de estrada - divide o ano com o ciclocrosse - "terminou de forma muito amarga". Aert conhecia Goolaerts há muitos anos: "Recordo-me do Michael como um rapaz muito alegre, nunca mal disposto e sempre extremamente motivado."

»»Morreu Michael Goolaerts««

»»Morreu o condutor que atropelou Scarponi««

Sem comentários:

Enviar um comentário