8 de dezembro de 2016

Volta ao Algarve. Revelados pormenores do percurso e mais duas equipas do World Tour confirmadas

O Alto do Malhão irá receber mais uma vez o final da Volta ao Algarve
E já são dez as equipas do World Tour com presença confirmada na Volta ao Algarve (de 15 a 19 de Fevereiro). A francesa FDJ e a holandesa Lotto Jumbo vão voltar a estar na competição algarvia, cuja organização divulgou esta quinta-feira pormenores do percurso. Ainda falta saber, por exemplo,  se a Sky - que venceu as últimas duas edições com Geraint Thomas - e a Trek-Segafredo, que contará no próximo ano com Alberto Contador - ciclista que já venceu duas vezes a prova e gosta de incluir a Algarvia no seu início de época -, vão também elas regressar à prova portuguesa.

Quanto às equipas estão então garantidas do World Tour a Astana, Bora-Hansgrohe, Cannondale-Drapac, Dimension Data, FDJ, Katusha-Alpecin, Lotto-Jumbo, Lotto Soudal, Movistar e a Quick-Step Floors. Do escalão Profissional Continental estarão presentes a Caja Rural, Gazprom-RusVelo, Manzana Postobón e Wanty-Groupe Gobert. Do nível Continental estará a americana Rally Cycling e as formações portuguesas: Efapel, LA Alumínios-Metalusa-BlackJack, Louletanto-Hospital de Loulé, Rádio-Popular-Boavista, Sporting-Tavira, W52-FC Porto.

Relativamente ao percurso, já eram conhecidos os pontos de partida e chegada, mas agora foram revelados os pormenores. Tudo começará em Albufeira, numa etapa a pensar nos sprinters, tendo apenas uma contagem de terceira categoria logo nos primeiros quilómetros. Serão 180,3 até à meta colocada em Lagos.

No segundo dia teremos chegada ao Alto da Fóia, em Monchique. A organização mudou o lado da subida, que terá 9,1 quilómetros com uma pendente média de 6.2%. Porém, logo no início da ascensão, os ciclistas terão de enfrentar uma rampa que chega aos 9,6%. Entre Lagoa e Fóia serão 189,3 quilómetros.

Segue-se o contra-relógio de 18 quilómetros, que se realiza novamente em Sagres e que este ano teve Fabian Cancellara como vencedor.

Depois voltam os sprinters a entrar em acção. Ou pelo menos o percurso assim os favorece. Será a etapa mais longa, com 203,4 quilómetros a separar Almodôvar de Tavira, que este ano ano teve muita gente a assistir à vitória de Marcel Kittel.

Para terminar, o tradicional Alto do Malhão. A etapa que já vai deixando a sua marca no ciclismo arranca em Loulé. Dos 179,2 quilómetros, 2,8 são a difícil subida ao Malhão com a sua pendente média de 8,9%, mas há ainda que contar com os 41,5 quilómetros do circuito final de constante sobe e desce. Uma espécie de clássica dentro da etapa que Alberto Contador venceu na edição de 2016.

Sem comentários:

Enviar um comentário