15 de agosto de 2018

Xuban Errazkin com resultado anómalo de substância para a asma

Errazkin foi o vencedor da classificação da juventude da Volta a Portugal
(Fotografia: PODIUM/Paulo Maria)
Uma das figuras da Volta a Portugal deu positivo duas vezes por uma substância para a asma. Os resultados são de amostras recolhidas a Xuban Errazkin durante o Grande Prémio Abimota, segundo o jornal Record, com os testes a detectarem a presença de terbutalina, algo idêntico ao salbutamol, do caso Chris Froome. O ciclista afirmou que enviou toda a documentação necessária para provar que nada fez contra os regulamentos, salientando ainda que há muito tempo que está a receber tratamento para a asma e que nunca teve qualquer problema.

As análises feitas pela Agência de Antidopagem de Portugal (ADoP) foram a amostras recolhidas na competição que decorreu entre 13 e 17 de Junho, muito antes da Volta a Portugal. Errazkin venceu a quarta etapa do Grande Prémio Abimota, além da classificação da juventude. A terbutalina é uma substância utilizada para o tratamento da asma e, tal como o salbutamol, não acarreta suspensão imediata, pelo que o espanhol da Vito-Feirense-BlackJack poderá continuar a competir até que seja anunciada a resolução do caso. Errazkin ficou de fora da equipa espanhola que estará no Tour de l'Avenir, corrida também conhecida por Volta a França do Futuro, mas o seleccionador nega que a decisão esteja relacionada com este caso.

Pascual Momparler explicou ao site Ciclo21 que queria que os pré-seleccionados fizessem uma preparação tranquila, para chegarem a França a 100%. "[Errazkin] correu em várias provas que me disse que não ia competir e disputou a Volta a Portugal a top", salientou.

A exclusão de Errazkin tinha provocado algum espanto em Espanha e a notícia deste resultado anómalo está a ter grande repercussão, pois o ciclista é visto como um dos jovens talentos a despontar no ciclismo daquele país. "Tanto eu como a minha equipa decidimos enviar toda a documentação necessária antes de inclusivamente ter sido notificado pessoalmente do positivo. Além disso, há vários anos que estou a ser receber tratamento para a asma e nunca tive nenhum problema similar", afirmou Errazkin, citado pelo site Sprint Final.

Errazkin completa 22 anos no próximo dia 25 e tem estado a realizar uma época muito positiva. Além dos resultados no Abimota, já tinha vencido também a classificação da juventude na Volta à Comunidade de Madrid, ganha pelo companheiro da Vito-Feirense-BlackJack, Edgar Pinto. O jovem espanhol esteve na época passada na Rádio Popular-Boavista, depois de estagiar na então Wilier-Southeast, equipa italiana Profissional Continental. Foi uma das surpresas da Volta a Portugal ao aparecer ao lado do seu líder, precisamente Edgar Pinto, nas etapas de montanha, tendo acabado por entrar na disputa pela camisola branca, que vestiu nas Penhas da Saúde, para não mais a tirar.

O site Ciclo21 escreve que o processo irá agora ser analisado pela agência antidopagem espanhola, para ser decidida a sanção ao ciclista, ou então ilibar Errazkin.


Sem comentários:

Enviar um comentário