3 de agosto de 2018

"Às vezes as coisas más tornam-se em positivas"

Durante seis meses não treinou. E não foi por ter ficado desmotivado numa altura em que cumpria uma suspensão. Daniel Silva aproveitou para criar o seu negócio, também a pensar na vida além do ciclismo. A tentação foi perguntar-lhe se estava relacionado com as bicicletas. "Comecei a comercializar frutos vermelhos no mercado em Vila do Conde. Agora já criei a loja online, com chocolates artesanais", respondeu. E há mais: "A nossa orientação é o mais artesanal e saudável possível e não industrial. Lançámos uma linha de compotas, 100% naturais. Vamos tentar que [a empresa] cresça mais." Com a Sirigaita (assim se chama) a até já ter sucesso internacionalmente em poucos meses de vida, ainda assim o chamamento do ciclismo foi irresistível. A Rádio Popular-Boavista manteve sempre as portas abertas para que pudesse competir novamente. 

Daniel Silva é peremptório em dizer que nada tem a provar após o que lhe aconteceu: "O que eu tinha de provar era na justiça. A mais ninguém. Não me ouviram a falar sobre nada, porque onde eu tinha de provar era na justiça, neste caso na ADOP [Autoridade Antidopagem de Portugal]." Ficava livre a partir de 1 de Maio e o ciclista começou logo por liderar o Grande Prémio Jornal de Notícias. "Não senti falta de ritmo, mas até posso sentir aqui na Volta, por isso é que também venho sem expectativas", contou ao Volta ao Ciclismo. Referiu que só começou a treinar a 1 de Janeiro, pois antes tinha uma vida mais "normal". Ou seja, treinava um pouco de manhã e à tarde dedicava-se ao seu negócio.

Por isso mesmo, reitera que na Volta a Portugal quer primeiro perceber como se sente antes de colocar qualquer fasquia. "Se calhar só vou ter alguma noção do meu estado de forma após a quarta etapa, na Serra da Estrela", salientou. Para já perdeu 17 segundos no prólogo e, caso não consiga estar na luta pela geral, uma etapa será um objectivo. "Após o dia de descanso, posso tentar entrar numa fuga em qualquer uma das etapas, mas há que ver como será com os outros ciclistas. Certamente que mais vão perder tempo até lá."

"Vamos ficar um pouco mais na expectativa nesta primeira fase, para ver o que pode fazer a W52-FC Porto e o Sporting-Tavira, que são as equipas mais fortes em termos de nome e em responsabilidade"

Enquanto espera para perceber como irá reagir o seu corpo à exigência da Volta a Portugal, Daniel Silva realça como a equipa tem mais duas armas: João Benta e Domingos Gonçalves. "São estes os homens com que temos de tentar estar na linha da frente, até porque as outras equipas também têm dois ou três ciclistas para a geral." E acrescentou: "Vamos ficar um pouco mais na expectativa nesta primeira fase, para ver o que pode fazer a W52-FC Porto e o Sporting-Tavira, que são as equipas mais fortes em termos de nome e em responsabilidade."

Mostra-se tranquilo neste seu regresso e recusa considerar que viveu um mau momento. "Às vezes as coisas más tornam-se em positivas. Até já digo que foi uma coisa boa que me aconteceu", afirmou. Daniel Silva ia mudar-se para a equipa brasileira Funvic quando foi suspenso. O processo arrastou-se porque a Agência Mundial Antidopagem suspendeu a acreditação do laboratório de Lisboa (entretanto já levantada) e o mesmo aconteceu com o de Madrid, para onde tinham sido transferidas as amostras do ciclista português. Daniel Silva acabaria suspenso por dois anos por um acto negligente.

"Consegui provar e assim levei o tempo que levei. Se fosse por dolo teria sido muito maior [a suspensão]." Fala novamente do seu negócio e de como aproveitou este tempo para pensar no seu futuro: "Já tenho 33 anos e não terei muitos mais no ciclismo." E será que os frutos vermelhos são bons para os ciclistas? "Os frutos vermelhos e o chocolate negro são ricos em antioxidantes e deviam fazer parte da dieta dos atletas", explicou.  Em Sirigaita.pt pode-se saber mais sobre o outro lado do ciclista Daniel Silva.

»»"Não falei com o Rui Costa. Devia ter-lhe perguntado [como era a Volta]?"««

»»"Perdi alguma confiança, mas comecei a acreditar novamente em mim"««

Sem comentários:

Enviar um comentário