25 de agosto de 2018

Lawson Craddock passou o cheque

(Fotografia: Twitter EF Education First-Drapac p/b Cannondale)
Para terminar um notável desafio de superação pessoal em prol de terceiros, Lawson Craddock teve direito a uma celebração digna daquilo que alcançou. O velódromo de Alkek recebeu cerca de 450 pessoas para aplaudir e agradecer a um dos heróis da Volta a França, que finalmente passou o prometido cheque num valor que nunca esperaria. Foram angariados quase 280 mil dólares (240 mil euros), quase o triplo do que Craddock tinha proposto. A este número há que juntar ainda o dinheiro ganho através do leilão de uma das bicicletas que utilizou no Tour.

Tudo começou na primeira etapa da mítica corrida. A meio, o americano da EF Education First-Drapac p/b Cannondale caiu, fracturando a omoplata, além de abrir o sobrolho. Craddock não quis abandonar e tornou o seu sacrifício numa forma de angariar dinheiro para recuperar o velódromo onde tanta vezes treinou na sua juventude e que tinha ficado danificado aquando da passagem do furacão Harvey, há um ano. O ciclista comprometeu-se a dar 100 dólares por cada etapa que terminasse, iniciando assim um crowdfunding. Convidou quem quisesse ajudar a contribuir também, fosse qual fosse o valor. O objectivo era chegar aos 100 mil dólares. Superou qualquer expectativa. A equipa resolveu leiloar uma das bicicletas utilizada por Craddock no Tour e devidamente autografada. Foi vendida por 11.050 dólares, cerca de 9500 euros e todos os tostões foram para a recuperação do velódromo.

O americano de 26 anos terminou a Volta a França, admitindo que sem o crowdfunding teria provavelmente desistido. Ficou com o "título" de "lanterna vermelha", mas é mesmo um caso em que se é orgulhosamente último.

Ainda não está previsto o regresso de Craddock à competição, mas o ciclista esteve bem animado na festa preparada no velódromo de Houston. Muitos jovens marcaram presença e o corredor teve direito a uma primeira volta de reconhecimento, antes de continuar com a animação.

No início da sua carreira, Craddock deu nas vistas na então Bontrager, a estrutura de Axel Merckx, agora Hagens Berman Axeon. Foi um dos muitos ciclistas que o belga ajudou a colocar no World Tour. Esteve na Giant-Alpecin (2014 e 2015), antes de assinar pela actual EF Education First-Drapac p/b Cannondale. Soma alguns top dez na Volta à Califórnia e em 2016 foi sexto no entretanto extinto Critérium International. Tem-se destacado mais como homem de trabalho e está em final de contrato.

Apesar de ser um ciclista de qualidade, a fama acabou por chegar em força este ano, tudo porque soube transformar um mau momento em algo extremamente positivo. Os grandes exemplos não advêm apenas dos resultados desportivos.


Sem comentários:

Enviar um comentário