14 de agosto de 2018

BMC alia-se à Dimension Data

(Fotografia: © Scott Mitchell/Dimension Data)
A nova vida da BMC irá passar pelo projecto sul-africano Dimension Data. A marca suíça de bicicletas não quis mais continuar a suportar uma equipa do World Tour, mas não vai abandonar o mais alto nível do ciclismo e um palco importante para a promover os seus produto. Em 2019, BMC substitui a Cervélo no fornecimento de bicicletas.

O fim da BMC como equipa ficou definido este ano, com Jim Ochowicz a ver-se obrigado a procurar um novo patrocinador principal para manter a estrutura. Custou, mas da Polónia apareceu a CCC, que queria subir de nível e agarrou a oportunidade, ainda que alguns ciclistas já tenham acertado contratos com outras formações. A Dimension Data está à procura de revitalizar um projecto, que a nível social é um exemplo mundial, mas cujos resultados competitivos estão muito abaixo do desejado.

A parceria com a BMC foi a primeira grande "contratação" para a próxima temporada, por assim dizer. A equipa está muito activa no mercado e já garantiu o dinarmarquês Michael Valgren (ciclista da Astana que este ano venceu a Omloop Het Nieuwsblad e a Amstel Gold Race), o checo Roman Kreuziger (Mitchelton-Scott) e o suíço Danilo Wyss, que está precisamente na BMC. Também está garantida uma jovem promessa norueguesa, Rasmus Tiller, da equipa Continental, Joker Icopal. Uma das grandes dúvidas que persiste é renovação ou não de Mark Cavendish. É dos ciclistas mais bem pagos e não tem rendido, nem de perto, nem de longe, o esperado nas duas últimas temporadas. Primeiros sofreu de uma mononucleose e depois tem sido vítima de várias quedas, normalmente com alguma gravidade. Da equipa há um discurso de alguma receptividade para a continuidade do sprinter de 33 anos, mas a incerteza persiste.

Este ano, a equipa só soma cinco vitórias, nenhuma do World Tour. Um dos principais momentos de 2018 foi a revelação do australiano Ben O'Connor, autor de um dos triunfos mais bonitos da temporada na terceira etapa do Tirreno-Adriatico. Estava a realizar um excelente Giro, até que uma queda o obrigou a abandonar, numa corrida em que o regressado Louis Meintjes foi uma desilusão.

O projecto tenta recuperar algum sucesso competitivo, enquanto mantém o seu lado social, no qual oferece bicicletas a crianças desfavorecidas em África.


Sem comentários:

Enviar um comentário