15 de agosto de 2018

Um dos mais antigos patrocinadores despede-se do ciclismo

(Fotografia: Twitter Lionel Mawditt)
Os equipamentos nem sempre eram dos que tinham mais opiniões favoráveis. Mas certo é que camisolas com feijões coloridos nunca passaram despercebidas e nos Estados Unidos a equipa Jelly Belly há muito que reunia muitos adeptos, até porque aqueles feijões são difíceis de resistir quando se começa a comer. Porém, é o fim da linha para a Jelly Belly no ciclismo. A empresa anunciou que irá abandonar a modalidade 19 anos depois. É um dos patrocinadores mais antigos, mas chegou o momento de procurar novas oportunidades, segundo justificou um dos responsáveis.

"Apesar de termos apreciado esta longa relação com a equipa e com a modalidade do ciclismo, sentimos que é altura de procurar oportunidades mais próximas aos nossos programas de patrocínio, de acordo com os objectivos da empresa. Foi um prazer apoiar esta equipa e as suas corridas, de providenciar uma plataforma para identificar jovens talentos e para desenvolver e preparar atletas para avançarem para o nível mais alto da modalidade", disse o representante da Jelly Belly, Rob Swaigen.

O futuro da estrutura Continental é agora incerto. O director Danny Van Haute tem esperança que outro patrocinador surja e em declarações ao Velonews explicou: "Deverei saber algo dentro de duas semanas. Normalmente temos dois ou três anos de contrato com a Jelly Belly e depois os outros parceiros seguem o mesmo caminho."

A Jelly Belly - que este ano chama-se Jelly Belly powered by Maxxis - não é das equipas mais ganhadoras, mas tem tido o seu papel em dar oportunidades a jovens ciclistas, principalmente americanos. Por lá passou Tylar Farrar, que durante muitos anos representou a Garmin, tendo terminado a carreira no ano passado na Dimension Data. Phil Gaimon (também já retirado) é outro nome com ligações à equipa, assim como Lachlan Morton, que reavivou a carreira precisamente na Jelly Belly, depois de uns anos na Garmin, estando agora na Dimension Data.

Uma das principais corridas para a Jelly Belly era a Volta à Califórnia. Com a subida à categoria World Tour da prova, a equipa ainda conseguiu um convite em 2017, apesar de pertencer ao terceiro escalão. Esta ano ficou de fora, no que foi um rude golpe. Algumas das estruturas americanas, como a Hagens Berman Axeon e a Rally Cycling pediram a licença Profissional Continental, mas, infelizmente, a Jelly Belly sai de cena e não haverá mais os equipamentos com os feijões na estrada.

No Twitter da formação é possível ler várias mensagens a lamentar esta anunciada despedida, que estão a ser partilhadas pela equipa.


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