30 de agosto de 2018

Ruben Guerreiro assina pela Katusha-Alpecin

"Estou entusiasmado pelo próximo passo na minha carreira e sinto que a Katusha-Alpecin é a escolha certa." Ruben Guerreiro vai mudar de equipa, depois de dois anos na Trek-Segafredo. O ciclista português vai juntar-se a José Gonçalves em 2019, tendo como director geral outro compatriota, José Azevedo. É a quinta contratação de uma formação que está a ter um ano muito difícil (apenas cinco vitórias) e que para o futuro está a tentar encontrar o equilíbrio entre juventude e a experiência.

Aos 24 anos, Ruben Guerreiro é visto como um dos jovens de grande potencial. No entanto, a sua passagem pela Trek-Segafredo ficou muito marcada por problemas de saúde ou então quedas que foram interrompendo os bons momentos de forma que o campeão nacional de 2017 ia apresentando. Este ano, o ciclista espreitou a oportunidade de se estrear numa grande volta, mas acabou excluído do oito eleito para a Vuelta. Está a responder com excelentes prestações em França, como o quinto lugar na Bretagne Classic-Ouest-France.

"A Katusha-Alpecin sempre foi uma das minhas equipas preferidas. O antigo ciclista da Katusha, Purito Rodríguez, sempre foi um dos meus ídolos. Há também uma ligação portuguesa na equipa, o que me facilita, claro, mas, estou habituado a falar inglês depois de quatro anos em equipas americanas", recordou Ruben Guerreiro em declarações à sua nova formação. Antes da Trek-Segafredo lhe ter aberto as portas do World Tour, o corredor tinha evoluído na equipa de Axel Merckx, a actual Hagens Berman Axeon, onde estão os gémeos Oliveira, Ivo e Rui, e João Almeida.

Ruben é um ciclista para provas por etapas, mas também para certas clássicas. Como o próprio destaca, as Ardenas são um objectivo. "Devido a alguns problemas de saúde, nem sempre consegui mostrar do que sou capaz, mas vou fazê-lo no próximo ano. Quero ser um bom companheiro de equipa e ganhar", afirmou. À sua espera estará então José Gonçalves, mas ainda não é conhecido o futuro de Tiago Machado, que, tal como o gémeo de Barcelos, está na Volta a Espanha.

José Azevedo explicou a decisão de contratar Ruben Guerreiro: "Ele teve uns bons anos com o Axel, especialmente na Volta à Califórnia. Gosto do seu estilo de correr. É agressivo e sempre a tentar entrar em fugas. Nos momentos difíceis, ele não é alguém de se esconder ou de ficar na roda."

A lista de reforços da Katusha-Alpecin vai assim aumentando. Daniel Moreno é talvez a maior surpresa. Tem 35 anos e há seis que representa a Cofidis. Antes passou pela Saxo Bank e Astana. O italiano Enrico Battaglin (28 anos) deixa a Lotto-Jumbo para reforçar o bloco das clássicas da equipa de José Azevedo, sendo também uma opção para o sprint, ou para eventualmente dar uma ajuda a Marcel Kittel. O mesmo acontece com Jens Debusschere, belga de 29 anos que fez toda a sua carreira na Lotto Soudal. O jovem britânico Harry Tanfield (23) fará a sua estreia no World Tour. Representava a equipa do seu país Canyon Eisberg, do nível Continental, e também ele tem as clássicas como especialidade, sendo ainda um contra-relogista interessante. Ruben Guerreiro assinou por uma temporada.

Sem comentários:

Enviar um comentário