10 de agosto de 2018

Decisões guardadas para a Senhora da Graça

(Fotografia: PODIUM/Paulo Maria)
Com ao dia da Torre a não ter subida à Torre, então pode-se dizer que este sábado se poderá ter de facto a etapa rainha da Volta a Portugal. E que assim seja. Não apenas porque tem um percurso complicado, mas porque com um contra-relógio que perante as actuais diferenças poderá ser favorável a Raúl Alarcón, os adversários que ainda ambicionem chegar à camisola amarela têm uma última oportunidade na Senhora da Graça para colocar o camisola amarela em sentido. Apesar de a etapa desta sexta-feira até oferecer algumas subidas e se poderia esperar algum ataque, a mítica subida de sábado esteve na mente de todos. Ainda assim, o quarteto do costume chegou a juntar-se na frente, o suficiente para Edgar Pinto demonstrar que está bem, para Joni Brandão subir à liderança da montanha por um ponto e para Vicente García de Mateos ganhar a sua segunda etapa (é o terceiro a bisar, depois de Alarcón e do italiano da MSTina Focus, Riccardo Stacchiotti).

Para a derradeira tirada em linha da 80ª edição da Volta a Portugal, teremos 155,2 quilómetros, que começam em Felgueiras e seguem para Mondim de Basto. A primeira metade da etapa será de muito sobe e desce, mas a verdadeira montanha aparece na segunda fase, com duas primeiras categorias, no Alto da Barra e no Barreiro antes da mítica subida à Senhora da Graça. A W52-FC Porto vai ter o seu teste de fogo. Ou pelo menos é o que espera o director desportivo Nuno Ribeiro. Joni Brandão (Sporting-Tavira) será garantidamente uma das figuras, pois apesar de ter garantido a liderança da classificação da montanha, disse logo que o que quer é a geral. Está a 52 segundos de Alarcón.

Mateos teve um discurso mais cuidadoso. Admitiu a vontade de continuar a lutar, mas com duas etapas conquistadas, a liderança nos pontos e ainda um potencial pódio, a Volta do espanhol e da Aviludo-Louletano-Uli está mais do que feita. Não será de estranhar se estiver mais atento ao que Edgar Pinto irá fazer. O ciclista da Vito-Feirense-BlackJack está a 17 segundos de Mateos, que por sua vez está a 1:41 de Alarcón. Percebe-se porque poderão pensar mais na disputa pelo pódio. Porém, Edgar Pinto irá certamente perceber como estará fisicamente. Se puder tentar algo mais que o terceiro lugar, irá tentar. Há muito que este ciclista aguarda para estar numa posição como esta na Volta a Portugal. Não vai desperdiçar para ir mais longe.

João Benta esteve no sprint com Mateos - o quarteto da frente acabou por se deixar apanhar -, mas o ciclista da Rádio Popular-Boavista está a 2:19 de Alarcón. Terá liberdade para tentar aquilo que a sua condição física o permitir. Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira) surge a um segundo de Benta, mas estará incumbido de ajudar Joni Brandão. Xuban Errazkin teve esta sexta-feira uma quebra, mas poderá ser importante no apoio a Edgar Pinto e a camisola da juventude continua segura. Todos os restantes ciclistas aparecem a mais de quatro minutos.

A grande questão será quando haverá ataques. Assistir-se-á a uma marcação entre os quatro da frente que irão constantemente estudar-se para perceber alguma debilidade. Mas a Senhora da Graça poderá mesmo ser o palco do espectáculo final antes do contra-relógio de 17,3 quilómetros de Fafe. Alarcón não tem mostrado falhas, mesmo que a W52-FC Porto possa não estar com o poderio de outros anos, mas o ciclista tem sempre mantido o discurso que nada está ganho e que terá de estar muito atento para garantir a sua segunda vitória na Volta.

Que venha a Senhora da Graça e que traga algum espectáculo e emoção final, ou que tal proporcione para o contra-relógio.

Pode ver aqui as classificações da oitava etapa, Barcelos-Braga (147,6 quilómetros).



Sem comentários:

Enviar um comentário