6 de agosto de 2018

Landa recorre a médico de Nadal e do rei emérito

(Fotografia: © Movistar Team)
A época de Mikel Landa ameaça ir de mal a pior. Depois da desilusão no Tour, dele e de Nairo Quintana, a Movistar anunciou que ia apostar novamente no tridente para a Vuelta. Ou seja, ao duo junta-se ainda Alejandro Valverde. Porém, a presença de Landa é agora uma enorme incógnita, ainda que nem o ciclista, nem a equipa tenham a perdido a esperança que a recuperação permita que esteja em Málaga, no dia 25. Com uma paragem prevista entre duas a três semanas, o ciclista espanhol recorreu à ajuda do médico a quem o tenista Rafael Nadal, o futebolista Santi Cazorla e até o rei emérito Juan Carlos recorreram.

Mikel Landa sofreu uma grave queda a alta velocidade a cerca de 20 quilómetros da meta da Clássica de San Sebastián. O espanhol não conseguiu levantar-se e no hospital foi confirmada a fractura na vértebra L1, na zona lombar. Não foi o único, pois também Egan Bernal ficou ferido com alguma gravidade. O ciclista colombiano da Sky já foi operado ao nariz e boca e disse que ficaram a faltar colocar novamente uns dentes. Sofreu ainda uma ligeira hemorragia cerebral e as ordens são para descansar durante três semanas.

A diferença entre os dois é que Landa e a Movistar acreditam ser possível reduzir o tempo de paragem e assim marcar presença num dos últimos objectivos da temporada. O espanhol quer ainda disputar os Mundiais, em Innsbruck. Segundo o jornal Marca, Landa recorreu ao Mikel Sánchez, um médico especialista em lesões traumáticas. O ciclista espera conseguir estabelecer um plano de reabilitação que lhe permita regressar mais rapidamente aos treinos.

Este clínico tem uma passadeira antigravidade, uma máquina que nos últimos anos se tornou popular entre os clubes de futebol, pois permite acelerar a recuperação dos atletas. É uma tecnologia da NASA, criada para ajudar na recuperação da massa muscular dos astronautas, que regressam à Terra com atrofias. Além desta função, a redução do centro de gravidade até 80%, pode contribuir para a recuperação de lesões musculares ou intervenções cirúrgicas. Ainda este ano se falou de uma máquina destas, que terá sido adquirida pelo Benfica a pensar na lombalgia que deixou o avançado Jonas fora dos relvados durante muito tempo.

A Movistar confirma apenas que Landa recebeu alta hospitalar e tem uma protecção na zona lombar. Disse ainda que presença ou não na Volta a Espanha estará dependente da sua evolução clínica. Para Landa, falhar a Vuelta seria uma tremenda desilusão, pois esta sua primeira temporada com a Movistar resume-se a uma vitória de etapa no Tirreno-Adriatico (a nível de triunfos, tendo sido presença assídua nos top dez). O sétimo posto no Tour ficou muito aquém que o espanhol se propunha alcançar em França.


Sem comentários:

Enviar um comentário