(Fotografia: © Davey Wilson/Hagens Berman Axeon) |
Foi uma daquelas notícias que provocou um choque imediato. A Hagens Berman Axeon partilhou no seu Twitter o estado de saúde de Costa, alertando também para a criação de um crowdfunding para ajudar a pagar as despesas médicas de Adrien Costa (pode ver aqui). É explicado que o acidente ocorreu no lado norte do Monte Conness, perto do Parque Nacional de Yosemite. Uma pedra soltou-se, entalando a perna de Costa, que estava a pouco mais de três mil metros de altitude. Duas pessoas que estavam na área viram o jovem e chamaram ajuda. Acabou evacuado num helicóptero e levado para o hospital em estado crítico. Os médicos conseguiram salvar a sua vida, mas não a perna.
Costa (20 anos) começou a destacar-se em 2016 nas corridas americanas, mas também na Europa. O segundo lugar na Volta a Utah e a vitória no Tour de Bretagne e outros resultados de nota, catapultaram o jovem ciclista para o centro das atenções, sendo considerado um dos jovens talentos que muito prometia. Chegou mesmo a estagiar na segunda parte da temporada na então Etixx-QuickStep, mas regressou "a casa" para continuar a sua evolução. Em 2017 passou pela Volta ao Alentejo, tendo terminado na 11ª posição, mas um mês depois resolveu retirar-se do ciclismo.
"Sabia que tinha de encontrar outras coisas na vida que me dessem mais equilíbrio e mais felicidade em geral", disse quando anunciou que não seria em 2018 que regressaria, contrariando as expectativas da equipa, que conta com os gémeos Oliveira e João Almeida e é uma que mais ciclistas tem colocado no World Tour. Costa inicia agora uma nova fase da sua vida, mas pode desde já contar com o apoio de uma equipa que, mesmo depois de ele sair, continua a seu lado. E muitos têm sido os donativos, que já ultrapassam os 60 mil dólares (cerca de 52 mil euros).
»»Moscon suspenso apenas pela UCI. Sky reitera apoio ao seu ciclista««
Saddened to report dear friend & former teammate Adrien Costa was seriously injured while rock climbing causing him to lose part of his leg. We set up a GoFundMe page to support his rehab. Please consider donating & sharing, anything helps.https://t.co/XsT9gtovM3— Hagens Berman Axeon (@HBAxeon) 8 August 2018
»»Moscon suspenso apenas pela UCI. Sky reitera apoio ao seu ciclista««
Sem comentários:
Enviar um comentário