9 de agosto de 2018

Promessa americana fica com uma perna amputada após acidente de alpinismo

(Fotografia: © Davey Wilson/Hagens Berman Axeon)
Adrien Costa era visto como um dos grandes talentos emergentes do ciclismo americano. No entanto, a meio da temporada de 2017, surpreendeu ao anunciar que se iria afastar do ciclismo, acabando mesmo por não regressar em 2018, como a Hagens Berman Axeon esperava. O jovem ciclista salientava então que tinha percebido que precisava de mudar, de ser mais descontraído, se alguma vez quisesse voltar a competir. A seu lado esteve sempre o director da equipa Axel Merckx e continua agora que Costa viu a sua vida mudar como nunca esperaria. O jovem sofreu um acidente ao praticar alpinismo e a sua perna direita teve e ser amputada acima do joelho.

Foi uma daquelas notícias que provocou um choque imediato. A Hagens Berman Axeon partilhou no seu Twitter o estado de saúde de Costa, alertando também para a criação de um crowdfunding para ajudar a pagar as despesas médicas de Adrien Costa (pode ver aqui). É explicado que o acidente ocorreu no lado norte do Monte Conness, perto do Parque Nacional de Yosemite. Uma pedra soltou-se, entalando a perna de Costa, que estava a pouco mais de três mil metros de altitude. Duas pessoas que estavam na área viram o jovem e chamaram ajuda. Acabou evacuado num helicóptero e levado para o hospital em estado crítico. Os médicos conseguiram salvar a sua vida, mas não a perna.

Costa (20 anos) começou a destacar-se em 2016 nas corridas americanas, mas também na Europa. O segundo lugar na Volta a Utah e a vitória no Tour de Bretagne e outros resultados de nota, catapultaram o jovem ciclista para o centro das atenções, sendo considerado um dos jovens talentos que muito prometia. Chegou mesmo a estagiar na segunda parte da temporada na então Etixx-QuickStep, mas regressou "a casa" para continuar a sua evolução. Em 2017 passou pela Volta ao Alentejo, tendo terminado na 11ª posição, mas um mês depois resolveu retirar-se do ciclismo.

"Sabia que tinha de encontrar outras coisas na vida que me dessem mais equilíbrio e mais felicidade em geral", disse quando anunciou que não seria em 2018 que regressaria, contrariando as expectativas da equipa, que conta com os gémeos Oliveira e João Almeida e é uma que mais ciclistas tem colocado no World Tour. Costa inicia agora uma nova fase da sua vida, mas pode desde já contar com o apoio de uma equipa que, mesmo depois de ele sair, continua a seu lado. E muitos têm sido os donativos, que já ultrapassam os 60 mil dólares (cerca de 52 mil euros).

»»Moscon suspenso apenas pela UCI. Sky reitera apoio ao seu ciclista««

Sem comentários:

Enviar um comentário