18 de agosto de 2018

Aviludo-Louletano-Uli reina em Mortágua

Primeiro e segundo para a equipa de Loulé
(Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo)
Começou bem a temporada, venceu a Volta ao Alentejo, depois acalmou um pouco para preparar o segundo pico de forma para a fase mais importante que agora parece querer prolongar. A Aviludo-Louletano-Uli realizou uma Volta a Portugal memorável e uma semana depois venceu novamente, agora por intermédio de Márcio Barbosa, no Grande Prémio de Mortágua. A terceira prova da Taça de Portugal foi completamente dominada pela equipa algarvia, que colocou dois homens na frente que chegaram com mais de um minutos de vantagem sobre o novo líder da competição: David Rodrigues (Rádio Popular-Boavista).

A equipa de Jorge Piedade está a realizar uma temporada extremamente positiva. Luís Mendonça venceu a Volta ao Alentejo, enquanto Óscar Hernández conquistou o Troféu Liberty Seguros e uma etapa no Troféu Joaquim Agostinho. Vicente García de Mateos foi "guardado" para a Volta a Portugal e apesar do desejo de ganhar a corrida, conquistar três etapas, o terceiro lugar e a classificação por pontos foi motivo para uma grande festa.

Márcio Barbosa regressou este ano à elite, depois de uma suspensão e de uma passagem pelo ACDC Trofa. Tem sido um ciclista mais preso ao trabalho de equipa, mas aí está a vitória que certamente desejava. Escapou com Luís Mendonça e venceu uma corrida difícil, com 144 quilómetros e um calor a não facilitar em nada. Cortaram a meta a par e a celebrar mais um dia que marcará a temporada da Aviludo-Louletano-Uli, que não reduziu o ritmo depois da Volta a Portugal. Ganhou ainda por equipas, a classificação da montanha, por Barbosa, e das Metas Volantes, por Mendonça.

André Carvalho e David Rodrigues, os líderes da Taça de Portugal
(Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo)
Porém, outra equipa que também esteve bem na Volta, a Rádio Popular-Boavista, parece não quer reduzir o igualmente o ritmo nesta recta final de temporada. David Rodrigues - o ciclista que esteve 70 quilómetros em fuga na etapa da Senhora da Graça e foi apanhado a 250 metros da meta - está num bom caminho para conquistar a Taça de Portugal. Foi terceiro em Mortágua, a 1:32 minutos (o único que ficou a menos de dois minutos do duo da frente), mas assumiu a liderança da competição, com 121 pontos. Marcos Jurado (Efapel) é segundo com 93 e o anterior líder, António Barbio, caiu para terceiro, com 92 pontos, depois do 19º posto em Mortágua. Jurado foi 13º.

A correr em casa, o Miranda-Mortágua ficou com a consolação de ter o melhor jovem, por intermédio de Jorge Magalhães, mas continua na luta nos sub-23, apesar da classificação da Taça de Portugal continuar a ser liderada por André Carvalho (Liberty Seguros-Carglass). Francisco Campos mantém as aspirações do Miranda-Mortágua pelo troféu nesta categoria, somando os mesmo 190 pontos do que o líder, com Hugo Nunes a ter menos 10.

Apesar da vantagem de David Rodrigues ser simpática, tanto a Taça de Portugal de elite como a de sub-23 continuam em aberto com duas corridas por realizar. A primeira será a 16 de Setembro e a última, que encerrará a época, a 6 de Outubro, em Tavira.

Pode ver aqui as classificações completas do Grande Prémio de Mortágua.

A época continua com os habituais circuitos. Este domingo haverá muito ciclismo durante o dia no Bombarral e na segunda-feira é Alcobaça o palco de corridas, que inclui o final da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo (15 horas). Às 17 horas irá para a estrada o pelotão de elite e sub-23.

Sem comentários:

Enviar um comentário