21 de agosto de 2018

"Se me pagam até ao fim do ano, tenho de trabalhar. Não vou já de férias"

Com uma época vitoriosa, incluindo os dois títulos nacionais e uma etapa na Volta a Portugal, se Domingos Gonçalves abrandasse um pouco o ritmo nesta fase da temporada, não seria de estranhar. Mas não. Para este ciclista a época ainda não terminou e avisa que não vai abrandar até ao dia 6 de Outubro, na derradeira corrida do calendário nacional. E nem nos circuitos está para brincadeiras. Ficou fora da discussão no Bombarral devido a um furo, mas foi a Alcobaça repetir o triunfo e naquele estilo que se tornou uma imagem de marca: arranca no momento certo e ninguém o apanha.

"Se me pagam até ao fim do ano, tenho de trabalhar. Não vou já de férias. Podia ir. A época que fiz foi muito boa. Só vou abrandar o ritmo depois do dia 6 de Outubro", salientou Domingos Gonçalves ao Volta ao Ciclismo. No início da temporada, José Santos afirmou que queria ver o ciclista de Barcelos assumir mais as corridas, naquela que é a segunda época ao serviço da Rádio Popular-Boavista. Gonçalves "aceitou" o repto do seu director desportivo. "A Volta ao Algarve que não correu tão bem, mas, na restante temporada, a Rádio Popular-Boavista está de parabéns", recordou, não querendo que fique dúvidas que os seus triunfos não foram somente individuais, mas fruto de um trabalho colectivo.


"Preparei-me para ganhar uma etapa e também consegui o nono lugar na geral, que não era um objectivo"

A partir de Março, o gémeo de Barcelos arrancou para uma temporada espectacular. Ganhou a clássica da Primavera e apareceu constantemente entre os primeiros em várias corridas. Sagrou-se bicampeão nacional de contra-relógio e conseguiu o título de estrada que há um ano uma queda evitou que o pudesse discutir. "Esta camisola também me motiva", admite. Perante os excelentes resultados, a expectativa era grande para a Volta a Portugal: "Preparei-me para ganhar uma etapa e também consegui o nono lugar na geral, que não era um objectivo. Mas para ganhar era preciso andar na frente e acabei por conseguir uma boa classificação."

Domingos Gonçalves tentou, tentou e na sexta tirada escapou ao grupo para vencer em Boticas. Foi precisamente da mesma forma que no Circuito de São Bernardo, em Alcobaça,  na segunda-feira, conquistou mais uma vitória em 2018, deixando o grupo perseguidor a quase um minuto, com Luís Mendonça (Aviludo-Louletano-Uli) e Daniel Mestre (Efapel) a fecharem o pódio. "No Bombarral tive o azar de ter furado à chegada. Desta vez não tive azar. Os meus companheiros estiveram ali a ajudar-me e consegui rematar a corrida. A equipa está de parabéns. Nota-se que continuamos a treinar e estamos em boa forma", realçou.

Apesar de nos tradicionais circuitos algumas equipas não aparecerem com os seus melhores ciclistas, Domingos Gonçalves disse que gosta de participar neste tipo de corridas, garantindo que não vai mesmo abrandar o ritmo. A temporada termina no dia 6 de Outubro em Tavira, com a quinta e última etapa da Taça de Portugal, liderada por um companheiro do gémeo: David Rodrigues.

Até lá, continuam os circuitos: Póvoa da Galega (sábado), Malveira (26), Moita (27) e Nafarros (27). No dia 16 de Setembro haverá a quarta etapa da Taça de Portugal e a 5 de Outubro realizar-se-á o habitual Festival de Pista em Tavira.

»»"Demos uma chapada de luva branca a toda a gente, mesmo às equipas profissionais"««

»»"O que fiz nesta Volta foi reconhecido pela W52-FC Porto"««

Sem comentários:

Enviar um comentário