7 de agosto de 2018

Rui Sousa apresenta a sua história em livro: "O sonho é o princípio da conquista"

Viseu assistiu há quase um ano a última vez que Rui Sousa cortou a meta numa Volta a Portugal. Participou em alguns circuitos de Verão antes de definitivamente colocar o ponto final numa carreira que o consagrou como um dos ciclistas mais populares, com grandes vitórias, mas a quem faltou a Volta a Portugal, como o próprio o refere. O agora ex-ciclista regressou à cidade para mostrar o relato de uma vida reunido num livro que conta as suas histórias na modalidade, mas também revela as suas facetas de político, empresário e homem de família. "O sonho é o princípio da conquista" reúne toda uma vida de um dos corredores mais populares do pelotão nacional, em texto e em fotografias.

Aproveitando a pausa da Volta em Viseu, Rui Sousa apresentou a obra que estará à venda a partir de 4 de Setembro e deverá custar cerca de 16 euros. Recordou como ficou satisfeito pelo convite para preparar uma autobiografia. "Mas fiquei um pouco sem saber o que fazer. Foi uma edição feita em contra-relógio", contou. Foram cerca de seis meses de intenso trabalho com os autores Fernando Lebre e Paulo Rocha para que a apresentação pudesse ser feita neste dia. Rui Sousa não escondeu que, apesar das grandes vitórias que alcançou na carreira, não pensava ser merecedor de ter um livro sobre si. Porém, os autores mudaram a sua ideia.

Mesmo num momento seu, o ex-ciclista não deixou de pensar do intenso apoio quando competia, de uma claque leal e que sempre o motivou. "O livro é de todos os que me acarinharam", afirmou, acrescentando como o faziam acreditar nas vitórias. Só o sonho da Volta a Portugal ficou por realizar. "Sempre fui um sonhador. Não consegui na Volta, mas dei sempre o meu melhor na carreira", realçou.

Fernando Lebre, um dos autores, disse que a ideia do livro surgiu quando Rui Sousa venceu em Fafe, na sexta etapa da Volta em 2017. "É uma vitória que caracteriza o que foi o Rui como atleta e do que é um ciclista." Referiu ainda, que depois de muitas tardes passadas juntos e de horas e horas de conversas gravadas, percebeu que "todas as vitórias dele [Rui Sousa] nasceram da capacidade de sonhá-las". Daí o nome do livro, da editora Livros Horizonte.

O prefácio é de Tavares Rijo e as fotografias de João Fonseca, que estiveram presentes numa apresentação que contou ainda com a presença de José Santos, o último director desportivo de Rui Sousa, na Rádio Popular-Boavista, entre muitas outras pessoas especiais para o antigo ciclista.

Rui Sousa, 42 anos, é ao actual presidente da Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais e mantém-se como presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, depois de ter ganho novamente as eleições. No final da apresentação, Sousa não evitou as lágrimas. "Vocês sabem como eu sou", brincou, emocionado pelas palavras que o director da Volta a Portugal, Joaquim Gomes, lhe dirigiu, ao recordar uma vitória de Rui Sousa na Serra da Estrela.


Sem comentários:

Enviar um comentário