10 de agosto de 2018

Chaves regressou aos treinos dez semanas depois do Giro. Vuelta está fora de questão

Chaves em acção no Giro, naquela que foi a sua última corrida
este ano (Fotografia: Giro d'Italia)
A Mitchelton-Scott revelou o que aconteceu com Johan Esteban Chaves num Giro em que surgiu com tanta ambição e acabou por sofrer um autêntico martírio apenas para chegar ao fim. Desde então que o ciclista tem estado fora da bicicleta e em recuperação do que a equipa divulgou agora ser uma mononucleose. Foi uma longa paragem e a Volta a Espanha está completamente fora de questão. Aliás, nem está definido quando se verá novamente Chaves na estrada este ano.

"Tem sido um período difícil. Desde 2012 que não estava há tanto tempo longe da bicicleta. Neste desporto estamos habituados às respostas e aos resultados aparecerem rapidamente e este processo tem sido lento. E o tempo pode deixar-te doido", afirmou Chaves, citado no comunicado para equipa. O colombiano disse que foi mesmo operado e que tem agora de reencontrar a confiança para "ultrapassar este estranho caso". Está, naturalmente, feliz por poder pedalar outra vez, ainda que tenha admitido que lhe custe um pouco após uma paragem tão longa.

Manuel Rodriguez, o médico da Mtichelton-Scott, explicou que acredita que os tratamentos foram eficazes, mas Chaves vai ser acompanhado de perto, pelo que não é possível estabelecer ainda um regresso à competição até se ter os dados dos treinos do ciclista de 28 anos.

Tem sido mais uma época para esquecer de Chaves. Depois do pódio no Giro e Vuelta e a conquista do monumento Il Lombardia em 2016, o colombiano partiu com grandes aspirações para 2017. Uma lesão no joelho acabaria por o limitar durante grande parte da temporada. Não se mostrou no Tour, nem na Vuelta. Esta temporada apareceu bem no Giro, ganhou a etapa do Monte Etna, mas poucos dias depois, após o descanso, Chaves teve uma quebra brutal e passou grande parte da corrida na parte de trás do pelotão. Há uns anos, quando tentava afirmar-se, Chaves sofreu uma queda que quase acabou com a sua carreira.

Recentemente, Mark Cavendish e Beñat Intxausti foram outros dois ciclistas que também sofreram de mononucleose. O britânico da Dimension Data voltou a competir algumas semanas depois, mas o espanhol, em três temporadas na Sky, pouco tem conseguido participar em corridas.

Sem comentários:

Enviar um comentário