5 de agosto de 2017

W52-FC Porto já manda

(Fotografia: Podium/Volta a Portugal)
Não demorou muito. Logo na primeira etapa a W52-FC Porto marcou território. Ganhou, fez segundo, tem a camisola amarela e nem foi preciso desgastar muito o líder, que terminou no top dez. É arrancar a Volta a Portugal de uma forma autoritária, deixando desde já em sentido os adversários. Está mais do que confirmado que vai ser um problema controlar a formação de Nuno Ribeiro. São três homens que desde já se assumem como candidatos, três cartas para jogar nas etapas, três ciclistas que ninguém poderá dar espaço... O que não será nada fácil!

Claro que o primeiro pensamento foi: já têm a amarela. E sim, é a posição que a equipa do Sobrado gosta, melhor, adora estar. Tem capacidade para lidar com a pressão inerente, preferindo ter a liderança e obrigar o adversários a mostrarem o seu jogo, do que ter de ir à procura de se chegar à frente. Pouco antes da meta Setúbal, depois de 203 quilómetros que começaram em Vila Franca de Xira, Alárcon atacou o grupo reduzido que estava na frente. Ainda houve um esboço de perseguição, mas o que não houve foi entendimento, o que era normal tendo em conta que lá estavam mais dois homens da W52-FC Porto.

Até foi a Efapel a primeira equipa a tentar mostrar-se e controlar a etapa antes desse grupo se formar, mas é de facto difícil bater a W52-FC Porto. Não se vá já pensar que a Volta a Portugal está ganha. Ainda agora começou e há muito para suar. Para já, fica a confirmação que há uma formação acima das outras, com as restantes a mostrarem que têm as suas armas. Há que salientar que Alárcon lidera com seis segundos de vantagem sobre Alejandro Marque (Sporting-Tavira), mas os principais favoritos estavam quase todos naquele grupo de Amaro Antunes e Gustavo Veloso. Faltou Edgar Pinto, que entrou com o pelotão a 42 segundos de Alárcon. À LA Alumínios-Metalusa-BlackJack fica a consolação de ver César Fonte em bom plano. Ficou na frente e é o líder da montanha.

Claro que se impôs a pergunta a Raúl Alárcon: Vai a W52-FC Porto defender a amarela ou é para Gustavo Veloso lá chegar? O importante é já ter a liderança, ainda que Veloso certamente que se recordará que da última vez que um colega vestiu a amarela, não mais a tirou. Agora não é Rui Vinhas, contudo, como o próprio Alárcon (e qualquer um) diz: falta muita Volta...


Este domingo será o regresso ao Alentejo, com Reguengos de Monsaraz a receber a partida. As planícies alentejanas marcarão boa parte da etapa que irá rumar a Castelo Branco antes da Volta começar a ir para o Norte. Será a tirada mais longa, 214,7 quilómetros, muito quente e talvez seja uma boa oportunidade para os sprinters se mostrarem.

Veja aqui as classificações da primeira etapa.

»»Um líder e outros cinco potenciais candidatos. Esta W52-FC Porto é um luxo, mas pode ter um inimigo««

»»Analisando os principais candidatos: Marque ganha vantagem««

»»"Vou tentar estar no meu melhor para mostrar que a vitória não foi por acaso"««

Sem comentários:

Enviar um comentário