2 de agosto de 2017

Kristoff será colega de Rui Costa. Barguil quebra contrato com a Sunweb

Kristoff vai deixar a Katusha-Alpecin (Fotografia: Katusha-Alpecin)
Ao segundo dia de mercado aberto começaram a aparecer transferências mais sonantes. Alexander Kristoff era uma das grandes incógnitas e o norueguês escolheu a UAE Team Emirates. Já Warren Barguil confirmou uma das expectativas criadas após a excelente Volta a França. O gaulês quebrou contrato com a Sunweb - terminava no final de 2018 - para ter a oportunidade de ser líder indiscutível. Vai para uma equipa do escalão Profissional Continental, a Fortuneo-Oscaro, mas que quer ficar ao nível de uma Direct Energie. Isto é, ter capacidade de lutar nas principais corridas. Contratando um ciclista como Barguil irão abrir-se as portas a mais competições do calendário World Tour.

Barguil venceu duas etapas e foi o rei da montanha no Tour. Tinha mais um ano de contrato, mas é claro que Tom Dumoulin será o líder da Sunweb, caso opte por ir ao Tour em 2018, como se espera. Aos 25 anos, Barguil confirmou finalmente as expectativas criadas quando em 2013 venceu duas tiradas na Vuelta. Os problemas físicos pareciam persegui-lo desde então. O pior está para trás e Barguil não quer perder mais tempo como segunda figura.

"Vi esta equipa crescer nos últimos anos e como ficou comprovado na última Volta a França, o colectivo é muito sólido e com individualidades para nos levar a situações muito bonitas", referiu Barguil num comunicado. O francês acrescentou o ambiente de família que espera que não se perca apesar da ambição estar a aumentar. A Fortuneo-Oscaro irá perder o argentino Eduardo Sepúlveda, mas ganhou um ciclista que já se tornou num dos mais populares entre os franceses, sendo já visto como o novo Richard Virenque. Além do ganho competitivo, terá também o ganho a nível de marketing.

Quanto a Alexander Kristoff - que chegou a ser dado como potencial reforço da Astana -, a UAE Team Emirates anunciou que chegou a acordo com o norueguês, mas o contrato ainda não foi assinado, estando ainda pendente dos exames físicos. Kristoff venceu no domingo a clássica em Londres, mas falhou nas principais em Abril e também não conseguiu nenhuma etapa no Tour, mal tendo estado na luta na maioria dos sprints. A relação com a Katusha-Alpecin começou a dar mostras de estar a deteriorar-se quando lhe foi dito que tinha de perder peso, com o ciclista a dizer que mantinha o mesmo de sempre. Os resultados importantes tem escasseado e o salário começou a ser demasiado pesado para o que rendia.

Aos 30 anos ninguém quer acreditar que o melhor de Kristoff já passou e por vezes uma mudança de ares só faz bem. A UAE Team Emirates de Rui Costa garante assim aquele que poderá ser o primeiro grande reforço para 2018, estando também a ser ligada à contratação de Fabio Aru e Daniel Martin.

Está também confirmada a mudança de Tony Gallopin da Lotto Soudal para a AG2R, enquanto outro francês, Julian Alaphilippe renovou com a Quick-Step Floors até 2019.

Acompanhe aqui as principais mexidas deste mercado de transferências.

»»Viviani afinal está bem na Sky. Mercado de transferências abre esta terça-feira««

»»As renovações mais do que merecidas««

Sem comentários:

Enviar um comentário