26 de agosto de 2017

Indisciplina e tiques de estrela

(Fotografia: ASO/Bruno Bade)
Há muito que o seu talento é reconhecido. Também há muito que se esperava que finalmente vivesse de acordo com as expectativas criadas quando em 2013 venceu duas etapas na Volta a Espanha, com apenas 21 anos. Um azar aqui, uma queda acolá e Warren Barguil só despontou de vez em 2017. Não o fez por menos. No ano em que Tom Dumoulin venceu o Giro e fez com que a estrutura da Sunweb finalmente começasse a tirar dividendos de anos de trabalho com jovens ciclistas, Barguil chegou ao Tour, venceu duas etapas, foi o rei da montanha e ainda décimo na geral. De corredor que deixava todos cépticos devido a uma curta carreira tão intermitente quanto a resultados, Barguil viu o seu nome aparecer na imprensa, foi destaque na televisão, foi considerado o novo Richard Virenque. A fama chegou e Barguil não demorou a mostrar que tinha gostado do sabor do sucesso. E claro, quer mais.

Ainda com mais um ano de contrato com a Sunweb, Warren Barguil optou por quebrar o vínculo para em 2018 assinar pela Fortuneo-Oscaro, equipa do escalão Profissional Continental. O francês, que completa 26 anos em Outubro, deixou claro que quer ser líder e no Tour. Na Sunweb, esse lugar está destinado a Dumoulin. Porém, o contrato dura 31 de Dezembro de 2017, pelo que Barguil tem de cumpri-lo. Foi chamado à Vuelta e disse logo que não ia para lutar pela geral, mas queria etapas. Wilco Kelderman é o líder e a Sunweb deu ordens que todos os outros ciclistas estejam na protecção ao holandês.

A equipa alemã está cada vez mais próxima do estilo da Sky, não permitindo que haja objectivos pessoais que interfiram com os objectivos pretendidos. Ou seja, não há divisões, todos estão concentrados num só homem. Por isso mesmo deixou sair Marcel Kittel há dois anos e John Degenkolb no final de 2016 porque o plano a médio prazo sempre foi ter um ciclista que lutasse por uma grande volta. Barguil é que não gostou de ter de trabalhar para Kelderman. Queria lutar pelas suas etapas, fazer a sua corrida. Na sexta-feira, quando o seu líder furou, Barguil seguiu caminho e Kelderman perdeu 17 segundos. Segundo relatam alguns media que estão a acompanhar no local a Vuelta, o ciclista terá discutido com os responsáveis da equipa no hotel e a julgar pela decisão, foi grave. Warren Barguil foi excluído pela própria Sunweb da Vuelta. Tendo em conta que mesmo tendo Kelderman como líder, Barguil até era quem estava melhor classificado e aparentava manter o bom momento de forma do Tour, não foi uma decisão feita de ânimo leve.

Em comunicado a equipa começa por escrever "o talentoso ciclista", explicando que este "expressou que não correu de acordo com o objectivo, o que não deixou outra escolha à Sunweb que não esta [exclui-lo]". Lê-se ainda que foi apreciado a forma aberta com que Barguil falou sobre as suas pretensões... É caso para dizer que há que lhe dar crédito por ser frontal e honesto. Mas claro que é difícil esconder que se trata de um caso de indisciplina. Será que a tal teria acontecido se Barguil continuasse na Sunweb em 2018? É algo que não saberemos e fica aberto à especulação.

O francês foi parco em palavras, limitando-se a dizer que foi uma decisão da equipa e que estava desiludido por deixar a Vuelta. Apesar de Kelderman ser o líder, era em Barguil que se centravam as atenções. Por mais que pudesse estar mais forte e por mais que tenha o direito de dar a sua opinião, as melhores equipas de ciclismo destacam-se pelos fortes conjuntos em apoio a um bom líder, seja qual for o objectivo (há excepções, claro, dependendo da corrida e dos ciclistas disponíveis). Barguil é jovem e talvez tenha tido um tique de estrela, isto tendo em conta que só se conhece a versão avançada no comunicado. Tanto poderá ser um alarme para os directores da Fortuneo-Oscaro, como - e certamente que estes responsáveis esperam que seja esta segunda hipótese - pode servir de lição para Barguil: só talento e alguns bons resultados não são suficientes para se comportar como se tivesse acima de todos, ainda não ganhou esse estatuto.

A Sunweb disse que Barguil irá cumprir o calendário que lhe estava destinado depois da Vuelta, mas não seria surpreendente se não se visse mais o francês competir com o equipamento da formação alemã. 2018 será um ano muito importante para a carreira de Barguil, não só pelo risco de ir para uma equipa de escalão inferior, mas também porque depois deste caso na Vuelta, tem mesmo de demonstrar que tem o que é necessário para ser um líder e um líder vencedor de grande corridas.


Sem comentários:

Enviar um comentário