28 de agosto de 2017

Amaro Antunes e Daniel Mestre nos pré-convocados para os Mundiais

Amaro Antunes  venceu uma etapa e foi rei da montanha na Volta a Portugal

Dos nove ciclistas pré-convocados para os Mundiais de Bergen, dois pertencem ao pelotão nacional. Amaro Antunes e Daniel Mestre estão na lista de José Poeira, que terá de deixar três corredores de fora, pois a selecção nacional só poderá levar seis (as equipas com as quotas maiores podem chamar nove). Para o algarvio da W52-FC Porto é desde já o reconhecimento da excelente temporada que está a realizar, que começou na Volta ao Algarve e pode muito bem não ter terminado na Volta a Portugal, caso consiga entrar no lote final. Já Daniel Mestre é também ele premiado. Pode não ter sido uma temporada muito ganhadora, mas o ciclista da Efapel continua corrida após corrida e demonstrar ser o atleta de enorme qualidade tanto na ajuda a um líder, como quando chega ao momento de ele próprio lutar por uma vitória.

Nesta pré-convocatória, o destaque vai ainda para o regresso de Rui Costa. Há um ano, o ciclista da UAE Team Emirates ficou de fora, pois num percurso completamente plano no Qatar, seria uma missão impossível bater os sprinters. Porém, em Bergen (Noruega), apesar de não ser o percurso mais acidentado, uma da subida poderá beneficiar corredores com as características de Rui Costa, que sabem entrar em fugas e aproveitar esse momento de dificuldade para ganhar vantagem. O ano começou de forma muito positiva com vitórias na Argentina e em Abu Dhabi (etapa e geral). No Giro ficou por duas vezes em segundo. Está actualmente na Vuelta, tendo já sofrido uma queda. Campeão do mundo em 2013, em Florença, Rui Costa tem como um dos seus objectivos da época aparecer bem em Bergen.

José Gonçalves e Tiago Machado (Katusha-Alpecin), José Mendes (Bora-Hansgrohe), Ricardo Vilela (Manzana Postobón), Nelson Oliveira (Movistar) e Ruben Guerreiro (Trek-Segafredo), o campeão nacional, estão na lista provisória. Dos seis que forem chamados, dois podem também competir no contra-relógio e nesta vertente, um será certamente Oliveira. Domingos Gonçalves, campeão nacional de contra-relógio, ficou de fora das escolhas.

Nos sub-23 estão pré-convocados André Carvalho (Cipollini Iseo Serrature Rime), Francisco Campos (Miranda-Mortágua), Hugo Nunes (Miranda-Mortágua), Ivo Oliveira (Axeon Hagens Berman), José Neves (Liberty Seguros-Carglass) e Tiago Antunes (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés). Este último este recentemente a bom nível na Volta a França do Futuro. A equipa será composta por quatro ciclistas.

Nos juniores, Afonso Silva (Sporting-Tavira-Formação Eng. Birto da Mana), Guilherme Mota (Alcobaça CC-Crédito Agrícola), Pedro José Lopes (Alcobaça CC-Crédito Agrícola), Pedro Miguel Lopes (Seissa-KTM Bikeseven-Matias & Araújo-Frulact) e Pedro Teixeira (Maia) estão na lista, mas só três podem ir a Bergen.

Do lado feminino, a junior Maria Martins - que está a realizar uma excelente época tanto na pista como na estrada - foi pré-convocada pelo seleccionador Gabriel Mendes.

Os Mundiais realizam-se entre 16 e 24 de Setembro, pelo que não se terá de esperar muito tempo para se conhecer as escolhas finais.


Sem comentários:

Enviar um comentário