5 de agosto de 2017

Oh Rui, fica lá mais um ano... Ou mesmo até aos 50!

Rui Sousa e o adeus à Volta a Portugal. É um dos temas mais falados e independentemente do que vá acontecendo durante a corrida, o nome do ciclista irá ser referido vezes sem conta. E com razão. Afinal falamos de um dos homens que marcou gerações, que conquistou uma legião de adeptos que adoram o seu ciclismo de ataque, que respeitam a forma como sempre encarou as corridas, com uma determinação de que não há impossíveis. Há um ano adiou a despedida. Em 2017 diz que não há volta à dar. Os colegas não perdem a esperança de ainda o fazer mudar de ideias, mas como para já se mantém a decisão do adeus, então os ciclistas da Rádio Popular-Boavista estão determinados em ajudar o seu líder em ter uma despedida em grande.

41 anos, 20 de profissionalismo, 13 top dez na Volta a Portugal, cinco presenças no pódio. Falta-lhe chegar ao lugar mais alto. A equipa está recheada de ciclistas de ataque e com capacidade de em qualquer etapa ir à procura de um resultado. Praticamente todos querem lutar por isso, mas todos estão unidos em assegurar que Rui Sousa sai como merece. O Volta ao Ciclismo falou com os sete que estarão no apoio ao veterano e comum é o sentimento que estão perante um ciclista que muito tem dado ao ciclismo e que muito tem ajudado os mais novos. Por isso mesmo, preferiam que ficasse até aos 50 anos!

Filipe Cardoso é mais que um colega. É um amigo. É uma amizade que dura há muito e que até acabou por influenciar na hora de decidir em deixar a Efapel e rumar à Rádio Popular-Boavista. "Seria uma grande alegria para mim se o Rui ganhasse a geral. Ele já demonstrou noutros anos que consegue estar na luta. Não é fácil, mas penso que no fundo, no fundo, ele ainda sonha com esse triunfo que lhe assentaria tão bem", realçou. Filipe Cardoso assegura que o companheiro "está bem" e que só falta saber como estará a concorrência.

Domingos Gonçalves ficou a dois segundos de ser o primeiro líder da Volta a Portugal. Vestir a camisola amarela seria um sonho, mas ficaria satisfeito se Rui Sousa a tivesse em Viseu. "Para o Rui acabar em grande é tentar ganhar a Volta. Eu vou ajudá-lo ao máximo. Se não for para ganhar a Volta, que seja uma etapa."

João Benta foi ainda mais longe. Ele que é um dos candidatos a estar pelo menos do top dez, admitiu que abdicaria de uma vitória se isso significasse que Rui Sousa fosse o vencedor. "Ganhar é sempre bom, mas o Rui sabe que se chegasse com ele o deixaria ganhar. Sei que ele ficaria orgulhoso. Eu tenho mais voltas para fazer e mais vitórias para conquistar", salientou. "Olhando bem para ele... correria bem até aos 50 anos", acrescentou João Benta que é um dos que mantém a esperança que Rui Sousa altere a decisão. Mas: "Temos de aceitar. A vida dele está encaminhada para outros rumos e ele sabe o que é melhor para ele."

Há três anos que David Rodrigues tem o privilégio de partilhar a sua carreira com Rui Sousa, não hesitando em dizer que "é um excelente companheiro". "O Rui é um dos melhores ciclistas a nível nacional. Estamos com ele e vamos à luta todos juntos", frisou. Rodrigues referiu como tem sido ajudado pelo colega, não tendo dúvidas que fará falta ao ciclismo. "Temos muito a aprender com ele." E fica a confissão que a equipa vai continuar a tentar que não acabe já a carreira.

Enquanto Rui Sousa faz a última Volta, Luís Gomes faz a primeira. "Vou ajudá-lo em tudo o que puder para que possa discutir a Volta e, se possível, ganhar uma etapa. Seria uma excelente despedida para ele." O discurso repete-se, mas nunca é de mais o fazer: "É um excelente companheiro. Ele tem-me ajudado a ser um melhor atleta e uma melhor pessoa."

Também o espanhol Pablo Guerrero faz a sua estreia e afirmou que ficaria muito orgulhoso se ajudasse Rui Sousa a pelo menos vencer uma etapa. "É um ciclista com muita experiência e é verdade que nos ajuda muito, dá-nos muitos conselhos e é uma pena que acabe a carreira", disse. Acrescentou: "É uma super pessoa e gostava de partilhar mais anos no ciclismo com ele."

Outro estreante é Egor Silin, ainda que o russo já tenha mais expriência, tendo passado pela Katusha-Alpecin. Um pouco mais parco em palavras, fruto também da sua personalidade mais reservada, Silin afirmou: "Claro que quero ajudar o Rui. Gosto sempre de ajudar pessoas como ele. Tem-me ajudado e dá-me conselhos. Tem muita experiência e sabe muito de como se deve correr."

Os elogios não faltam, a vontade é enorme. Agora é esperar para ver se Rui Sousa tem a despedida em grande que os colegas tanto desejam ou será que ainda o convencem a mudar de opinião?

Sem comentários:

Enviar um comentário