1 de agosto de 2017

BMC vai acabar com estrutura de sub-23 depois de ver os jovens ciclistas assinar por outras equipas

(Fotografia: Facebook BMC)
O projecto de formação da BMC já permitiu a alguns ciclistas entrar no World Tour e num futuro próximo ameaçam tornarem-se bastante importantes. No entanto, a equipa americana não tem capacidade para integrar todos na sua estrutura principal e também não consegue igualar propostas que chegam de outras formações e que levam os ciclistas que a BMC desenvolveu. Perante a dúvida se compensa apostar na formação de jovens para depois os ver noutras equipas, os responsáveis da BMC optaram por colocar um ponto final na formação de sub-23.

"É esse o problema com a modalidade. Queremos desenvolver ciclistas, mas mal o fazemos, apenas aprimoramos os corredores para irem para equipas diferentes. É óptimo para o desporto, contudo, não compensa financiar e despender o nosso tempo. Não estávamos a ter o retorno que queríamos", afirmou o director adjunto da BMC, Jackson Stewart. Uma das questões é, segundo o Velonews, o facto de uma equipa de formação ter cerca de 14 ciclistas, mas depois existem pouco mais de duas vagas na estrutura principal para preencherem por ano. Ou seja, por muita boa vontade que haja, é uma missão impossível aproveitar todos, ou quase todos os ciclistas que foram formados na BMC.

Stefan Küng, Silvan Dillier, Dylan Teuns e Floris Gerts são alguns dos ciclistas que apareceram na formação de sub-23 da BMC, criada em 2013. Jackson Stewart referiu que apesar da falta de financiamento, esse nem é o problema da BMC. Porém, o modelo actual "não funciona" e o responsável diz que não funcionará até a UCI encontrar uma forma de defender o investimento que é feito nestes jovens por determinada equipa.

O Velonews recorda que a UCI propôs há alguns anos alterar as estruturas das formações do World Tour. Estas seriam compostas por 17 ciclistas na equipa A e 12 na B. Na teoria a B funcionaria como projecto de desenvolvimento de jovens corredores. A ideia não passou disso mesmo, um ideia apenas.

Mercado de transferências

Esta terça-feira abriu o mercado de transferências, ou seja, já podem ser anunciados os novos contratos. A BMC irá perder Daniel Oss. O italiano de 30 anos é muito conhecido pela sua cabeleira, mas também pelas suas qualidades de trabalhador para os líderes e de ser um perigo quando entra numa fuga. Oss vai para a Bora-Hansgrohe. A equipa alemã foi ainda buscar Peter Kennaugh à Sky.

A Movistar contratou o argentino Eduardo Sepúlveda (Fortuneo-Oscaro) e a FDJ foi reforçar-se na Sunweb, garantindo o campeão holandês de estrada, Ramon Sinkeldam, e o campeão austríaco de contra-relógio, Georg Preidler.

Sem comentários:

Enviar um comentário