8 de agosto de 2017

Rebellin a viver um dia de cada vez e à espera que as pernas lhe digam para parar

Davide Rebellin celebra 46 anos esta quarta-feira. Vai festejar o aniversário na estrada, na quinta etapa da Volta a Portugal, corrida que participa não só para rodar, pois está a tentar um top dez ou pelo menos uma etapa. Assim tinha dito o italiano que o ia fazer e está a cumprir. Experiência não lhe falta, e também a notoriedade de ser o ciclista com o currículo mais importante na corrida portuguesa. O melhor há muito que ficou para trás, tal como o pior. Rebellin continua a competir por paixão ao ciclismo e não tem planos para se retirar até que as pernas lhe digam que já chega.

"Eu decido de ano para ano se vou continuar, se fico nesta ou noutra equipa. Vou procurando a melhor solução para mim", explicou o veterano ciclista ao Volta ao Ciclismo. Este ano escolheu a Kuwait-Cartucho.es, equipa que pretende ajudar a desenvolver a modalidade naquela zona do globo e que escolheu experientes corredores para contribuírem com os seus conhecimentos. Nesta formação há muita juventude. Alguns deles eram praticamente recém-nascidos quando Rebellin dava as primeiras pedaladas como profissional. "Às vezes vêem-me como um pai, mas acima de tudo há amizade. Gosto muito de os ajudar", referiu o italiano.

Um monumento do ciclismo (Liège-Bastogne-Liège), três Flèche Wallonne, uma Amstel Gold Race - em 2004 fez o pleno nas Semana das Ardenas -, Rebellin consagrou-se como um dos melhores homens de clássicas no início do século, ainda que também tenha conquistado o Tirreno-Adriatico. Em 2009 caiu nas malhas do doping, quando foi divulgado um positivo por CERA, numa análise referente aos Jogos Olímpicos do ano anterior, em Pequim. Acabou suspenso por dois anos.

Já não era um jovem, pelo que se pensava que acabava assim a carreira, mas não. Regressou em 2011 para uma equipa Continental e no ano seguinte a polaca CCC (Profissional Continental) confiou na sua veterania e por lá ficou quatro temporadas. Ao finalizar o contrato, voltou-se a pensar que era o fim. Não. Rebellin é duro de roer. "O ciclismo é a minha vida, [move-me] o amor por este desporto, que me dá muita satisfação. Enquanto as pernas me disserem para continuar, vou continuar", salientou.

Não esconde que gostaria de regressar às suas queridas clássicas, sendo que para tal precisa de estar numa equipa de escalão superior. No entanto, destacou como se sente bem na Kuwait-Cartucho.es. "É uma equipa pequena, mas faz um bom calendário e tem corredores com experiência como eu e o Stefan Schumacher. Há muita coisa a melhorar, mas creio que é um projecto com futuro", frisou Rebellin.

Apesar de ser de uma geração diferente, a verdade é que muitos são os jovens que ainda gostam de o ver competir: "Tenho muitos seguidores e muitos dizem-me que estão contentes por eu continuar, os mais velhos, mas também os mais novos. Isso é muito bom."

Miguel Ángel Hurtado, director desportivo da formação do Kuwait, realçou ao Volta ao Ciclismo como a veterania de Rebelin está a ser importante para ajudar os corredores mais jovens da equipa, mas também o italiano está a tirar dividendos desta sua escolha: "Ele está a viver uma segunda juventude. Está muito bem [fisicamente] e nós estamos muito felizes com ele."

Os primeiros dias de Davide Rebellin demonstram a vontade da Kuwait-Cartucho.es em ser competitiva e não ser uma equipa que vem passear à Volta a Portugal, ainda que na Senhora da Graça Rebellin tenha saído do top dez, estando agora a 2:40 minutos do líder Raúl Alarcón. "Queremos ganhar [a Volta]!", brincou Hurtado, muito bem disposto. "Temos uma equipa humilde, mas vamos tentar ganhar uma etapa. Estamos aqui para nos mostrarmos. Queremos pelo menos uma etapa e de ser protagonistas", assegurou, desta feita, muito a sério.

Hurtado falou ainda sobre a realidade da modalidade no Kuwait: "Lá o ciclismo é minoritário. Há pouco público, mas querem apostar na modalidade e nós estamos a dar uma ajuda passando-lhes o nosso conhecimento." O objectivo da equipa passa por evoluir os jovens do Kuwait, a pensar numa eventual presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, para que assim possam surgir com um ritmo e experiência diferente. "Eles estão a crescer", garantiu.

»»Alarcón ou Amaro? A W52-FC Porto só teve de escolher««

»»"Não se ganha a Volta na Senhora da Graça, mas com um dia mau pode-se ficar fora da decisão"««

Sem comentários:

Enviar um comentário