1 de agosto de 2017

A Volta a Portugal em números

(Fotografia: Podium/Volta a Portugal)
Continua a contagem decrescente para o arranque da 79ª edição da Volta a Portugal. Este ano tudo começa em Lisboa (sexta-feira), depois de nos últimos anos a capital ter sido o palco da festa final. Desta vez será em Viseu (15 de Agosto) que o vencedor será coroado. A expectativa é grande tendo em conta a qualidade do pelotão nacional, considerado um dos melhores em tempos recentes.

Haverá tempo para falar sobre os ciclistas, as etapas e todas as incidências. Enquanto esperamos pelo começo da Grandíssima, como continua a ser chamada, aqui fica uma leitura rápida de alguns números da Volta a Portugal.

126.454.50 euros é o valor que será distribuído em prémios financeiros directos durante a Volta a Portugal.

90 anos. A primeira edição da corrida realizou-se em 1927 e teve como vencedor Augusto Carvalho, do Carcavelos.

1629,9 quilómetros serão percorridos entre 4 e 15 de Agosto, com um dia de descanso (dia 11).

10 etapas e 1 prólogo formam mais uma vez a corrida mais importante para as equipas nacionais. A etapa mais longa será logo a segunda (domingo), com 214,7 quilómetros a ligarem Reguengos de Monsaraz - o regresso ao Alentejo - e Castelo Branco. A mais curta, fora o prólogo e o contra-relógio final, será a quarta. 152,7 quilómetros que irão terminar na mítica subida da Senhora da Graça.

18 equipas presentes. Inicialmente estavam previstas 20, mas duas não confirmaram a inscrição. Seis são as de elite nacional (W52-FC Porto, Efapel, Rádio Popular-Boavista. LA Alumínios-Metalusa-BlackJack, Sporting-Tavira e Louletano-Hospital de Loulé). As restantes vêm de Espanha (Euskadi Basque Country), França (Armée de Terre), Grã-Bretanha (JLT Condor), Áustria (Team Vorarlberg), Bulgária (Unieuro Trevigiani-Hemus 1896), Holanda (Metec-TKH), Itália (GM Europa Ovini), Canadá (H&R Block Pro Cycling Team), Kuwait (Kuwait-Cartucho.es), duas da Alemanha (Team Dauner D&DQ Akkon e Bike Aid) e uma de Israel. A Israel Cycling Academy é a única do escalão Profissional Continental, todas as outras pertencem ao terceiro escalão do ciclismo mundial.

5 vitórias é o recorde de conquistas na classificação geral e pertence ao espanhol David Blanco. Segue-se Marcos Chagas com quatro e Alves Barbosa e Joaquim Agostinho com três. Dos ciclistas em actividade é Gustavo Veloso o mais vitorioso: duas Voltas.

4 ciclistas em prova que já ganharam a Volta a Portugal: Gustavo Veloso, Rui Vinhas e Ricardo Mestre (todos da W52-FC Porto) e Alejandro Marque (Sporting-Tavira)

30 prémios de montanha: uma subida categoria especial, duas primeira categoria, seis de segunda, 15 de terceira e seis de quarta.

27 metas volantes.

5 classificações em disputa, 4 camisolas para vestir: a amarela da classificação geral (com o patrocínio do Santander Totta), a azul da montanha (Liberty Seguros), a branca da juventude (RTP) e a verde dos pontos (Rubis Gás). A quinta classificação é para a melhor equipa.

84,5 milhões de euros é o valor avaliado pela empresa Cision do impacto financeiro da Volta a Portugal, tendo por base a edição de 2016 e a presença dos vários meios de comunicação social.

76% é a média da população em Portugal que deverá estar exposta à Volta nos próximos dias.



Sem comentários:

Enviar um comentário