31 de julho de 2017

Viviani afinal está bem na Sky. Mercado de transferências abre esta terça-feira

(Fotografia: Facebook Elia Viviani)
Está quase! A especulação está perto de terminar para dar lugar às confirmações oficiais. Quem vai para onde? O mercado de transferências abre esta terça-feira e há muitas indefinições para resolver. Certo é que Elia Viviani não vai sair da Sky como chegou a ser avançado por um jornal italiano. Apesar de ter ficado desiludido por não ter ido nem ao Giro, nem ao Tour e a presença na Vuelta também está longe de ser uma certeza, Viviani confirmou que não vai para a UAE Abu Dhabi e quer cumprir até final o contrato com a Sky, ou seja, até 2018. No entanto, a equipa britânica irá perder um ciclista que importante no apoio a Chris Froome, enquanto a Quick-Step Floors renovou com uma das suas jovens estrelas.

Começando por Viviani. O descontentamento do ciclista por ter sido excluído do Giro100 era conhecida. Era uma edição especial e o sprinter italiano queria deixar uma marca na corrida. Porém a equipa apostou em Geraint Thomas e Mikel Landa para a geral e os restantes ciclistas foram escolhidos para ajudá-los. Com Chris Froome na luta por mais um Tour era mais do que certo que não haveria espaço para Viviani. O ano não tem sido muito produtivo e a Gazzetta dello Sport dava conta que o sprinter queria sair já em Agosto para a UAE Abu Dhabi e assim garantir a presença na Vuelta. A formação de Rui Costa está apostada em reforçar-se bem para 2018, mas afinal não contará com Viviani. Não para já, pelo menos.

"Estou feliz na Sky. Fiquei desiludido por ter perdido as grandes voltas, todos sabemos disso, mas espero estar nessas corridas na próxima época", garantiu Viviani ao Cycling News. Com esta decisão, o italiano não se irá tornar num dos poucos casos no ciclismo de alguém que quebrou contrato com uma equipa. Viviani salientou ainda que não só está satisfeito na Sky, como tem o objectivo bem definido em conquistar dez vitórias esta temporada. Faltam seis e quer que uma delas seja nos Europeus da próxima semana.

De saída está mesmo Mikel Nieve. Oficialmente a confirmação só será feita a partir de amanhã, mas foi Chris Froome quem assumiu que o espanhol vai para a Orica-Scott em 2018. "Não queríamos perder o Mikel Nieve, mas a Orica fez uma oferta fabulosa e irá dar-lhe um papel de mentor de jovens, algo que é muito adequado para ele", disse o britânico, numa entrevista ao The Sunday TimesNieve está há quatro anos na Sky, depois de ter construído a sua carreira na Euskaltel-Euskadi.

Quick-Step Floors anuncia primeira renovação

Perante tanta incerteza quanto ao futuro da equipa e que faz com que os ciclistas estivessem todos em final de contrato, Patrick Lefevere ou assegurou o patrocinador que tanto queria para se juntar à Quick-Step, ou vai mesmo continuar com os actuais, ainda que isso signifique que não tenha o reforço financeiro desejado. Bob Jungels é o primeiro a renovar contrato e logo por três anos. O luxemburguês é um dos jovens talentos da equipa e Lefevere tem esperança estar perante o ciclista que irá definitivamente colocar a equipa a lutar por algo mais que o top dez numa grande volta.

Jungels tem 24 anos (faz 25 em Setembro) e foi no Giro que se destacou. Venceu duas vezes a classificação da juventude e na última edição junto uma vitória de etapa. A juntar-se a Jungels na renovação estará quase certo Fernando Gaviria (22). O sprinter colombiano é uma autêntica pérola e as quatro vitórias de etapa no Giro são vistas como apenas o início de uma carreira fantástica como sprinter nas principais corridas.

Julian Alaphilippe (25) também é um dos ciclistas com um futuro promissor e Philippe Gilbert será a voz da experiência. Aos 35 anos reencontrou-se com as vitórias e com as grandes exibições. Patrick Lefevere quer continuar a contar com o belga, tendo em vista a fase das clássicas. Já Marcel Kittel e Daniel Martin estarão a estudar propostas. O alemão estará a ser tentado pela Katusha-Alpecin e o irlandês pela UAE Team Emirates.

A partir desta terça-feira vamos começar a saber o que decidiram. Aqui fica a lista com alguns dos principais ciclistas que estão em final de contrato. De recordar que dos portugueses no World Tour só falta definir o futuro de José Mendes (Bora-Hansgrohe) e de André Cardoso (Trek-Segafredo). Este último ainda espera pelo resultado da contra-análise do caso de suspeita de doping, encontrando-se suspenso provisoriamente.

»»As renovações mais do que merecidas««

»»José Gonçalves renovou com a Katusha-Alpecin: "Fico mais tranquilo"««

»»UAE Team Emirates quer construir super equipa para 2018««

Sem comentários:

Enviar um comentário