30 de julho de 2018

"Vai ser uma grande experiência"

Venceslau Fernandes acompanhados pelos directores Luís Pinheiro
e Manuel Correia, com um troféu que quem sabe um dia...
(Fotografia: © João Fonseca)
O nome Venceslau Fernandes não passará despercebido na Volta a Portugal. É um jovem ciclista cuja evolução é notória e faz dele uma das principais escolhas da Liberty Seguros-Carglass, com chamadas à selecção nacional. Aos 22 anos prepara-se para participar na corrida mais ambicionada e uma que conta com um Venceslau Fernandes como vencedor. O pai ganhou em 1984, o filho sobe agora mais um patamar para se afirmar pelo valor que tem e não pelo nome.

"Vai ser uma grande experiência", afirmou, muito animado pela perspectiva de estar na Volta a Portugal, que começa na próxima quarta-feira. Venceslau espera estar bem, pois garante que trabalha sempre para aparecer no seu melhor, seja qual for a competição para que for chamado pelo director desportivo Manuel Correia. No primeiro ano em que a equipa está no escalão Continental, o ciclista salientou ao Volta ao Ciclismo como tem sido muito importante poder participar em competições de outro nível: "Estas equipas novas só de jovens é algo muito produtivo e muito positivo. Quando corri no Algarve, estava ao lado dos melhores ciclistas do mundo. No futuro isto vai dar frutos."

Para Venceslau não é só estar em corridas mais importantes que tem marcado a diferença. "Ajuda-nos também a forma de as preparar, temos de estar mais focados e estar sempre no nosso melhor", realçou. Acrescentou que as presenças na selecção são outro ponto importante no seu crescimento como atleta, tendo este ano estado na Ronde de l'Isard (França) e no Grand Prix Priessnitz spa (República Checa).

Chega agora um dos momentos mais aguardados do ano e a Liberty Seguros-Carglass quer mostrar que está à altura do desafio. "Todos os grandes corredores das equipas nacionais estão à espera da Volta a Portugal. Sim, nós esperamos enfrentar muitas dificuldades, mas vamos encarar a corrida de forma positiva", assegurou. Ganhar uma etapa seria fenomenal, mas há algo que é muito claro na ambição desta formação que tem uma média de idades de 22,2 anos: "O grande objectivo da Volta é a camisola da juventude. Toda a equipa vai apontar a isso e penso que vamos estar na discussão."


"Acredito que tenho qualidade e tenho de provar na estrada, não pelo nome e não por ser filho e irmão de quem sou"

André Carvalho, César Martingil, Gaspar Gonçalves, Rafael Lourenço (que venceu uma etapa no Grande Prémio Jornal de Notícias) vão acompanhar Venceslau. André Crispim fracturou um braço e Filipe Rocha está lesionado no joelho, o que fez Manuel Correia contratar dois espanhóis para evitar levar ciclistas sub-23 de primeiro ano para uma competição extremamente exigente. Carlos Cobos e Samuel Blanco fecham assim as escolhas.

Venceslau tem um discurso sempre em prol do colectivo, mas como o todo só funciona se as individualidades tiveram qualidade, o ciclista está concentrado em melhorar os seus pontos fortes e, claro, os fracos: "Gradualmente quero melhorar na montanha e, sem dúvida, no contra-relógio. Há muito trabalho a fazer nesse aspecto." E a Liberty Seguros-Carglass de Manuel Correia é a equipa certa para continuar a crescer como ciclista, na opinião de Venceslau. "Sinto-me bem aqui. O chefe aposta muito nos jovens e dá oportunidade a todos. É uma grande equipa para evoluir e temos a noção  que nos dá projecção. É uma grande motivação ver ciclistas que estão agora lá fora e que estiveram aqui [os gémeos Oliveira e Ruben Guerreiro, por exemplo].

É quase inevitável acabar por falar da herança familiar, afinal o nome não engana e é filho e irmão de campeões. Venceslau garante que não o chateia nada referirem esse seu lado pessoal. "É normal as pessoas fazerem perguntas", disse, salientando como não pode fugir ao facto de ter como irmã Vanessa Fernandes, uma das melhores triatletas da história, com uma medalha de prata olímpica, e um pai que venceu uma Volta a Portugal. Mas Venceslau quer percorrer o seu caminho: "Quero que me vejam como ciclista da Liberty Seguros-Carglass. Eu sou eu, eles são eles. Acredito que tenho qualidade e tenho de provar na estrada, não pelo nome e não por ser filho e irmão de quem sou."

A Volta a Portugal realiza-se de 1 a 12 de Agosto, com início em Setúbal e final em Fafe. Esta terça-feira, é também na cidade sadina que se poderá assistir à apresentação das equipas a partir das 14:30. A RTP é novamente a casa da Volta na televisão.




João Rodrigues: "De ano para ano estou um ciclista mais maduro e mais confiante nas minhas capacidades"

Fábio Mansilhas: "Estar aqui, no ciclismo profissional, exige mais de mim"

Sem comentários:

Enviar um comentário