17 de dezembro de 2018

Thomas já tem o troféu de vencedor do Tour

(Fotografia: Twitter Team Sky)
Mais de dois meses depois do roubo do troféu de vencedor da Volta a França, Geraint Thomas segurou novamente na taça de campeão. Não é a original que recebeu nos Campos Elísios, essa continua por recuperar, mas a organização da corrida entregou uma nova ao galês, que a exibiu orgulhoso numa fotografia partilhada no Twitter.

Foi o início de um domingo intenso para Thomas, que recebeu o troféu de manhã, durante um programa televisivo, e há noite levou mais um para casa, agora o de personalidade desportiva do ano, distinção da BBC. 

O troféu do galês e os de Chris Froome de vencedor do Giro e Vuelta foram emprestados à Pinarello, marca de bicicletas utilizada pela Sky, e o roubo aconteceu após um evento dedicado ao ciclismo em Birmingham, quando já decorria a arrumação no final do dia 29 de Setembro. A Sky explicou que o troféu esteve momentaneamente sem qualquer vigia e foi nessa altura que desapareceu. Apesar dos apelos de Geraint Thomas para que fosse devolvido e da investigação da polícia, a taça ainda não apareceu.

A Amaury Sports Organisation (ASO) resolveu substituir o troféu, entregando um novo, o que levou a equipa a agradecer o gesto. Para Geraint Thomas foi um final de um 2018 fenomenal. Com Chris Froome na equipa, o galês conseguiu impor-se na grande volta que tantos sonham conquistar. Foi uma exibição que não deixou dúvidas quem era o mais forte, mesmo que mais tarde Thomas tenha confessado que o ambiente na Sky não foi tão amistoso como se poderia pensar, com Chris Froome a ser sempre visto como o líder, mesmo quando Thomas mostrava ser quem estava melhor.

O galês de 32 anos respondeu com duas vitórias de etapa consecutivas, incluindo o mítico Alpe d'Huez e depois segurou a geral. A sua temporada começou na Volta ao Algarve, corrida que tanta vezes tem elegido para iniciar a sua preparação. Já a venceu em duas ocasiões em 2015 e 2016. Este ano, entrou como líder na derradeira etapa do Malhão, mas o colega Michal Kwiatkowski venceu a tirada e a geral. A ver vamos se em 2019 a Algarvia volta a contar com um campeão do Tour.

Quanto ao prémio da BBC, a votação aberta ao público ditou a vitória de Thomas, tal como havia acontecido com Chris Froome e Bradley Wiggins em anos anteriores, os três britânicos que venceram a corrida francesa, naquele que tem sido o domínio da Sky na prova: seis vitórias em sete anos. Thomas bateu o piloto de Fórmula 1 da Mercedes Lewis Hamilton - pentacampeão do mundo - e o futebolista do Tottenham Harry Kane.

Aqui fica o momento em que é anunciada a última vitória do ano de Thomas, que se tornou no primeiro galês a receber a distinção desde o então futebolista do Manchester United Ryan Giggs, em 2009.


Sem comentários:

Enviar um comentário