10 de outubro de 2018

Roubaram o troféu do Tour de Geraint Thomas

(Fotografia: © ASO/Pauline Ballet)
Uma distracção e Geraint Thomas ficou sem o troféu que ganhou em Julho ao conquistar a Volta a França. A taça estava exposta num evento dedicado à modalidade em Birmingham, Inglaterra, juntamente com os ganhos por Chris Froome no Giro, em Maio, e na Vuelta de 2017. Só o de Thomas desapareceu e a polícia já está a investigar o sucedido. O galês não esconde a desilusão pelo que aconteceu, mas espera que ou seja devolvido, ou que apareça de outra forma.

Os troféus foram emprestados à Pinarello, marca de bicicletas utilizada pela Sky, e o roubo aconteceu quando já decorria a arrumação no final do dia 29 de Setembro. A equipa explicou que o troféu esteve momentaneamente sem qualquer vigia e foi nessa altura que desapareceu. "É uma grande infelicidade que isto tenha acontecido. Não é preciso dizer que o troféu tem um valor limitado para quem o levou, mas tem um grande significado para mim e para a equipa. Espero que quem o tenha levado tenha a bondade de o devolver. Um troféu é importante, mas o que mais interessa são as memórias incríveis daquele verão incrível e ninguém poderá tirar essas", afirmou Geraint Thomas.

(Fotografia: Facebook Pinarello)
Aquele troféu significou a quarta vitória consecutiva da Sky em grandes voltas e a primeira de Thomas, depois de anos como gregário. É também um marco para o ciclismo britânico, pois graças à vitória de Froome no Giro, Thomas no Tour e depois de Simon Yates (Mtichelton-Scott) na Vuelta, a Grã-Bretanha conquistou as três grandes voltas no mesmo ano, com três ciclistas diferentes. Um feito inédito.

"Estamos obviamente devastados com isto. Aceitamos a total responsabilidade e já pedimos desculpas pessoalmente ao Geraint. Obviamente esperamos que o troféu possa ser recuperado", disse o director da Pinarello no Reino Unido, Richard Hemington.

O objectivo do troféu estar exposto era para que os fãs o pudessem ver de perto, como explicou a Sky, tal como as bicicletas pintadas para celebrar as três vitórias. Após a sua vitória no Tour, Thomas tem andado muito dedicado a eventos para mostrar a sua conquista. Só participou em mais duas corridas desde a Volta a França, na Volta à Alemanha e à Grã-Bretanha, mas sem qualquer pretensão de vencer. O pouco treino e o desgaste da temporada levou-o a abdicar dos Mundiais.

Entre as muitas homenagens de que foi alvo, o galês tem agora um velódromo com o seu nome e, desportivamente, decidiu renovar com a Sky até 2021, apesar da CCC lhe ter feito uma proposta para liderar a nova vida da BMC.

Geraint Thomas irá começar a pensar em 2019, num ano que poderá marcar o regresso ao Giro, com Froome a querer atacar apenas o Tour, para tentar selar o quinto triunfo. Mas, por agora, Thomas terá de treinar sem ter um troféu que muito mereceu, como fonte de inspiração e motivação.



Sem comentários:

Enviar um comentário