(Fotografia: © Podium/Paulo Maria) |
Um dos patrocinadores com maior tradição no ciclismo nacional mudou a sua aposta neste apoio, deixando uma equipa à procura de um novo financiador. A entrada da União Desportiva Oliveirense já tinha sido anunciada, mas os responsáveis pela até agora Liberty Seguros-Carglass mantiveram a procura por mais patrocínios e com o Natal à porta foi revelado como a equipa será conhecida em 2019: UD Oliveirense-InOutBuilt.
A estrutura de Manuel Correia tem sido uma referência na formação de ciclistas e três dos mais recentes a chegar ao World Tour passaram pela equipa: Ruben Guerreiro (Trek-Segafredo/Katusha-Alpecin) e os estreantes Ivo e Rui Oliveira (UAE Team Emirates).
Em 2018 a equipa subiu ao escalão Continental, como sub-25, mas foi um ano marcado pela perspectiva de perda de patrocinador. As mudanças na administração da Liberty Seguros deixavam antever que a seguradora poderia alterar a sua presença no ciclismo português, situação que se veio a confirmar (o troféu a que dava nome passará a ser a Taça Jogos Santa Casa, por exemplo). O Bike Clube de Portugal, que detém a equipa, foi ainda surpreendido com a saída do segundo patrocinador, a Carglass, dificultando ainda mais a preparação para 2019.
A entrada da UD Oliveirense foi um passo na direcção certa para manter vivo o projecto, mas a chegada da InOutBuilt é um reforço financeiro bem-vindo numa equipa que irá continuar fiel à sua mentalidade de apostar em jovens, todos portugueses. O mais velho será Venceslau Fernandes, ciclista de 22 anos e vencedor da Volta a Portugal do Futuro. Mantêm-se ainda na estrutura Filipe Rocha (21), Fábio Costa (19), João Torres (19), Rafael Lourenço (21), Pedro Lopes (19) e Pedro Miguel Lopes (19).
Quanto a reforços chegarão apenas dois: José Sousa (19), que representou em 2018 o Miranda-Mortágua, e o júnior do Roriz Hélder Gonçalves (18).
Entre as saídas, destaque para a de André Carvalho, ciclista que segue o exemplo do trio do World Tour referido, tendo assinado por duas temporadas pela americana Hagens Berman Axeon, de Axel Merckx, do escalão Profissional Continental. Já César Martingil - que chegou a vestir a camisola branca da juventude e esteve perto de envergar a amarela na Volta a Portugal - vai mudar-se para o Sporting-Tavira. Gaspar Gonçalves segue para o Miranda-Mortágua e André Crispim para a LA Alumínios.
A InOutBuilt é uma empresa com sede em Viana do Castelo e que fornece serviços de arquitectura, engenharia e empreitadas de construção civil. Quanto à União Desportiva Oliveirense é um clube formado em 1922 e, além de ter uma equipa de futebol na II Liga, é uma referência a nível de hóquei em patins e basquetebol.
Sem comentários:
Enviar um comentário