16 de dezembro de 2018

João Matias com melhor resultado no omnium de Portugal e Maria Martins com estreia positiva

(Fotografia: © António Borga/Federação Portuguesa de Ciclismo)
Mais um fim-de-semana de pista, com João Matias em destaque ao obter a melhor classificação da Equipa Portugal no omnium na edição 2018/19 da Taça do Mundo, até ao momento. Em Londres, o ciclista da Vito-Feirense-BlackJack foi 10º classificado, num resultado mais animador, rumo ao objectivo de qualificação para os Jogos Olímpicos. A etapa londrina ficou ainda marcada pela estreia Maria Martins e César Martingil neste tipo de competições, com Tata, como é conhecida, a deixar boas indicações. Já Martingil não foi feliz.

João Matias foi este domingo sétimo em scratch, nono na corrida tempo e 10º em eliminação, chegando no nono lugar à última e decisiva prova do omnium, a corrida por pontos. O ciclista não somou qualquer ponto, cedendo uma posição no derradeiro sprint, terminando assim a competição com 74 pontos.

A vitória foi para o britânico Matthew Walls, com 131 pontos, mais oito do que o mexicano Ignacio Prado. Na terceira posição ficou um nome bem conhecido, um campeão olímpico da especialidade e o corredor mais vitorioso na época de estrada ao serviço da Quick-Step Floors: o italiano Elia Viviani (114).

No sábado, Maria Martins participou pela primeira vez numa Taça do Mundo. Com Portugal a ser o quinto país de reserva no omnium, a chamada surgiu depois de algumas selecções não terem participado. A ciclista portuguesa, da Sopela Women's Team, aproveitou bem a oportunidade. Foi 16º em scratch, 13ª na corrida tempo e oitava em eliminação. Após a corrida por pontos, Maria Martins segurou a 14ª posição, terminado o omnium com 54 pontos.

A holandesa Kirsten Wild mostrou as razões de envergar a camisola de campeã do mundo e bateu toda a concorrência, com 124 pontos. Seguiu-se a americana Jennifer Valente, com 118, e a canadiana Allison Beveridge, com 106.

No madison, a Equipa Portugal não foi feliz. César Martingil fez dupla com Miguel do Rego e ambos acusaram a inexperiência, num pelotão de elevado nível. Ao acumularem duas voltas de atraso, foram obrigados a abandonar a prova.

A vitória foi para os os dinamarqueses Casper von Folsach e Julius Johansen, com 46 pontos, seguidos pelos britânicos Fred Wright e Matthew Walls, com 30. Os espanhóis Albert Torres e Sebastián Mora fecharam o pódio, com 21. Há uma semana, no Troféu Internacional Município de Anadia, a dupla britânica havia ganhou, deixando os rivais da Dinamarca na segunda posição.

A selecção portuguesa irá ter um início de 2019 muito intenso na pista. Irá competir nas etapas da Taça do Mundo da Nova Zelândia (18 a 20 de Janeiro) e de Hong Kong (25 a 27 do mesmo mês), seguindo depois para o Mundial, que vai realizar-se em Pruszkow, Polónia, entre 27 de Fevereiro e 3 de Março.


Sem comentários:

Enviar um comentário