8 de dezembro de 2018

Rui Oliveira de novo em destaque em Anadia

(Fotografia: © João Calado/Federação Portuguesa de Ciclismo)
O omnium dominou o segundo dia do Troféu Internacional Município de Anadia, com um final espectacular na corrida masculina. Rui Oliveira voltou a estar em destaque entre os portugueses, ainda que a medalhas do dia tenham ficado com os juniores, num pódio 100% português.

Esta é uma modalidade olímpica que inclui scratch, tempo race, corrida de eliminação e corrida por pontos para terminar. O Canadá venceu tanto nos homens, como nas mulheres, dando assim continuidade a uma presença em Anadia de muito sucesso. Na sexta-feira Nick Wammes e Kelsey Mitchell venceram na perseguição individual e neste sábado foi a fez de Derek Gee e Alison Beveridge subirem ao lugar mais alto do pódio.

A prova masculina foi decidida no último sprint da corrida por pontos, com Gee a ultrapassar o britânico Matthew Walls - que ao dar uma volta animou a discussão pela vitória ao somar 20 pontos -, garantindo assim o triunfo não só naquela prova, mas no omnium, com um ponto a separar os dois atletas (138-137). Fred Wright, também da Grã-Bretanha) ficou em terceiro com 112 pontos.

Rui Oliveira foi o melhor português, terminando na quinta posição, com 97 pontos, depois de na sexta-feira ter sido terceiro na corrida de scratch em sub-23 (o omnium disputou-se na categoria de elite e juniores). O gémeo foi terceiro no scratch, oitavo na tempo race, sexto na eliminação e 13º na corrida por pontos. Oliveira tentou ganhar uma volta, com os 20 pontos a poderem colocá-lo no pódio naquela fase da corrida. Acabou por não conseguir, mas foi mais uma boa prestação do gémeo.

Quanto aos restantes portugueses, João Matias foi 12º, com 63 pontos, Ivo Oliveira foi 15º com 39 e César Martingil - que sofreu uma queda na corrida de eliminação - fechou na 17ª posição, com 33 pontos.

Nas senhoras, Alison Beveridge perdeu a primeira prova, de scratch, mas depois foi a mais forte nas três restantes, somando 139 pontos, contra os 117 da segunda classificada, a lituana Olivija Baleisyte. A francesa Laurie Berthon fechou o pódio com os mesmos 117 pontos (o desempate é feito com a melhor classificação no sprint final).

Maria Martins terminou na nona posição, com uma pontuação total de 61 pontos. A sub-23 portuguesa, mas que corre em elite, foi nona no scratch, 12ª na tempo race, 13ª na eliminação e acabou o dia com um bom quinto lugar na corrida por pontos.


Quanto aos juniores, num omnium que contou maioritariamente com ciclistas portugueses, o pódio foi mesmo preenchido com os ciclistas da casa. Carlos Barreiros bateu o campeão nacional da especialidade, Rodrigo Caixas, com 134 pontos, contra os 131 do ciclista que é um dos reforços da LA Alumínios para a época de 2019. Em terceiro ficou Wilson Esperança, também com 131 pontos.

Este domingo será o último dia de corridas no Velódromo Nacional, com o programa a começar às 9:30, com final previsto para perto das 16:00. A entrada é gratuita e haverá corridas para todos os gostos: perseguição individual, scratch, madison, keirin e corrida por pontos.

Paralelamente ao Troféu Internacional Município de Anadia decorreu este sábado o Campeonato Universitário com duas provas em discussão e com Francisco Duarte a vencer ambas. O ciclista esteve em representação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sendo que a nível de clube este esta temporada no FGP-Cube-Bombarral. Aqui ficam os resultados.

Perseguição individual: 1º Francisco Duarte (AEFCL), 3:45.863 minutos; 2º Francisco Moreira (AEFMH), 3:48.097; 3º Bernardo Gonçalves (AAC), 3:58.689.

Scratch: 1º Francisco Duarte (AEFCL); 2º Filipe Loureiro (AAUAv); 3º Bernardo Gonçalves (AAC).

»»Rui Oliveira junta mais uma medalha ao repertório de pista««

»»Fisicamente sinto-me mais forte e também consigo ler melhor as corridas««

Sem comentários:

Enviar um comentário