(Fotografia: © João Fonseca/Federação Portuguesa de Ciclismo) |
João Matias e César Martingil são já uma certeza na pista, mas Miguel do Rego está numa fase de evolução, agora que se está a tornar presença regular entre as escolhas de Gabriel Mendes. Em Anadia, o seleccionador teve ainda a oportunidade de analisar mais ciclistas para uma eventual chamada no futuro, numa altura em que a vertente vai ganhado cada vez mais atletas interessados em conciliar a pista com a estrada. Iuri Leitão (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés) esteve sempre junto da equipa nacional, tendo competido no Madison com João Matias, por exemplo. Também estiveram vários juniores portugueses em acção e alguns sub-23, além de Iuri Leitão.
Aproximam-se Taças do Mundo importantes, a próxima já no fim-de-semana que vem, pelo que o Troféu Internacional Município de Anadia é aproveitado para manter o ritmo competitivo ou apurar a forma. E que o digam os gémeos Oliveira.
Na perseguição individual, uma especialidade de Ivo, já com medalhas de prata nos Mundiais e Europeus, a Equipa Portugal ficou precisamente com o segundo lugar, com a falta de forma de Ivo a ficar bem patente. O ciclista está a começar a preparação para 2019 depois do merecido descanso. Apurou-se para a final, contudo foi dobrado pelo canadiano Jay Lamoureux, algo pouco comum no português, já um dos melhores na pista (quando um corredor é dobrado, a prova termina de imediato, mesmo que não tenham sido concluídos os três quilómetros).
Rui Oliveira foi disputar o bronze, mas aconteceu-lhe o mesmo frente ao polaco Adrian Kaiser. Apesar de estar numa forma mais adiantada do que Ivo, o gémeo procura o seu primeiro pico do ano em Janeiro, para quando for às Taças do Mundo, no arranque de um 2019 intenso, com o objectivo de pontuar para alcançar a qualificação nas disciplinas de madison e ominium, ou pelo menos na última. João Matias, o campeão nacional desta disciplina, fez o sétimo tempo.
Mais uma vez, quando um ganha uma medalha, o outro não fica a trás. Rui ficou com o bronze no scratch de sub-23, na sexta-feira, Ivo foi conquistar a prata na perseguição individual.
Os gémeos estiveram depois no madison, tendo realizado uma boa primeira parte da corrida. No entanto, o pódio começou a ficar ameaçado e no derradeiro sprint, Ivo e Rui não conseguiram pontuar, o que significou um quarto lugar positivo, mas a saber a pouco. Somaram 17 pontos, com os franceses Bryan Coquard e Donavan Grondin a ficar com 21, o que lhes deu o terceiro lugar. A vitória foi para os britânicos Fred Wright e Matthew Walls (28), com os dinamarqueses a serem segundos. Casper von Folsach e Julius Johansen escaparam ao grupo para ganhar o último sprint e terminar com 22 pontos. A dupla César Martingil e Miguel do Rego ficou na 15ª posição. João Matias e Iuri Leitão foram 17º.
Quanto a Maria Martins, a jovem portuguesa somou mais dois top dez nesta competição em Anadia. Na prova de scratch em elite foi oitava, com a francesa Laurie Berthon a ser a vencedora. Na corrida por pontos de sub-23, Maria, ou Tata, como é conhecida, fechou na sexta posição. A ciclista da Equipa Portugal conseguiu entrar num pequeno grupo que tentou ganhar uma volta, mas ao não ser possível, discutiu o sprint final, sendo segunda. Na classificação geral ficou no sexto lugar com 12 pontos, com a britânica Lauren Dolan a ganhar com 25 pontos.
Os juniores portugueses garantiram mais umas medalhas, com Wilson Esperança a vencer no scratch e Guillaume Couto, um luso-português que já representou a selecção no Mundial de Juniores de Pista, foi segundo. Na corrida por pontos, Couto ficou com o bronze e Rodrigo Caixas (Bairrada) com a prata.
No próximo fim-de-semana, a Equipa Portugal segue para Londres para a quarta ronda da Taça do Mundo. O seleccionador Gabriel Mendes pré-convocou César Martingil, João Matias e Miguel do Rego, que irão competir nas provas de madison e de omnium.
Confira todos os pódios do último dia do Troféu Internacional Município de Anadia:
Perseguição individual: 1º Jay Lamoureux (Canadá), 2º Ivo Oliveira (Portugal), 3º Adrian Kaiser (Polaco).
Madison: 1º Fred Wright e Matthew Walls (Grã-Bretanha) 28 pontos, 2º Casper von Folsach e Julius Johansen (Dinamarca) 22, 3º Bryan Coquard e Donavan Grondin (França) 21
Keirin: 1º Francesco Ceci (Itália), 2º Jose Moreno Sanchez (Espanha), 3º Sergii Omelchenko (Azerbaijão).
Keirin feminino: 1ª Helena Casas Roige (Espanha), 2ª Kelsey Mitchell (Canadá), 3ª Amelia Walsh (Canadá).
Scratch (feminino): 1ª Laurie Berthon (França), 2ª Martina Fidanza (Itália), 3ª Lizbeth Salazar (México).
Corrida por pontos sub-23 (feminino): 1ª Lauren Dolan (Grã-Bretanha) 25 pontos, 2ª Marie le Net (França) 24, 3ª Marta Jaskulska (Polónia) 22.
Corrida por pontos sub-23 (feminino): 1ª Lauren Dolan (Grã-Bretanha) 25 pontos, 2ª Marie le Net (França) 24, 3ª Marta Jaskulska (Polónia) 22.
Corrida por pontos (juniores): 1º Jaime Muñoz Lozano (Gimenez Ganga), 2º Rodrigo Caixas (Bairrada), 3º Guillaume Couto (Olympique Marseille).
Scratch (juniores): 1º Wilson Esperança (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés), 2º Guillaume Couto (Olympique Marseille), 3º Jaime Muñoz Lozano (Gimenez Ganga).
»»"Fisicamente sinto-me mais forte e também consigo ler melhor as corridas"««
»»Rui Oliveira junta mais uma medalha ao repertório de pista««
»»Rui Oliveira de novo em destaque em Anadia««
Scratch (juniores): 1º Wilson Esperança (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés), 2º Guillaume Couto (Olympique Marseille), 3º Jaime Muñoz Lozano (Gimenez Ganga).
»»"Fisicamente sinto-me mais forte e também consigo ler melhor as corridas"««
»»Rui Oliveira junta mais uma medalha ao repertório de pista««
»»Rui Oliveira de novo em destaque em Anadia««
Sem comentários:
Enviar um comentário