6 de junho de 2018

Lotto Soudal procura sucessor de André Greipel e já terá o eleito

(Fotografia: © Photonews/Lotto Soudal)
André Greipel até venceu quatro etapas no mês de Maio, no seu regresso à competição depois da paragem forçada devido a uma clavícula partida, na Milano-Sanremo. Apesar dos triunfos chegarem em boa hora, tendo em conta a preparação para a Volta a França, os 35 anos (faz 36 a 16 de Julho) têm sido sinónimo de decréscimo de rendimento e a Lotto Soudal já está a preparar a sua sucessão. Até quererá continuar a contar com o sprinter alemão, mas para uma equipa que pouco ou nada aposta nas gerais, principalmente nas grandes voltas, o rendimento do seu sprinter tem um peso muito grande nos resultados. Não é só uma questão de quantidade - Greipel até conta com seis triunfos em 2018 -, é também uma questão de ganhar nos palcos mais relevantes do ciclismo.

A nova geração de sprinters começa ao pouco a deixar para segundo plano aqueles que têm marcado este tipo de decisão nos últimos anos. Nada de anormal, claro. É precisamente um desses sprinters que a Lotto Soudal procura. O eleito será Caleb Ewan. O pequeno australiano tem estado a afirmar-se, já tendo vitórias no Giro e Vuelta. Foi segundo na Milano-Sanremo, batido por um Vincenzo Nibali que surpreendeu todos com um ataque de longe. O crédito de Ewan tem vindo a subir e o sprinter estará à espera que suba um pouco mais.

O jornal belga Het Nieuwsblad avança o alegado interesse da Lotto Soudal e de como Ewan estará a aguardar pela Volta a França para tomar uma decisão. O ciclista terá uma oferta para renovar da Mitchelton-Scott, mas a estará à procura de uma mudança. A Lotto Soudal será tentadora, mas um bom Tour, com vitórias, ajudará bastante na negociação de valores monetários.

Caleb Ewan chegou à então Orica GreenEDGE já no final de 2014. No ano seguinte rapidamente deu nas vistas, nem que fosse pelo estilo ortodoxo de sprintar, "deitado" no guiador. Começou a ganhar, mas era na Austrália que rendia mais, demonstrando alguma dificuldade em bater os grandes nomes noutras competições. Aos poucos essa situação começou a mudar e não sendo um dominador como Fernando Gaviria, Ewan tem sido sinónimo de quem tem toda a capacidade para estar com os melhores. O Tour é visto como o momento de confirmação, já que contará com todas as principais figuras do sprint, das mais recentes às de maior currículo.

Não podemos esquecer que Ewan tem apenas 23 anos (faz 24 a 11 de Julho), o que significa que ainda há margem de progressão. O australiano também tem demonstrado que a Milano-Sanremo é uma corrida que pode vencer, o que para uma equipa que tanto aposta nas clássicas como a Lotto Soudal, é um enorme bónus. A Mitchelton-Scott está "debaixo de fogo" com as suas principais estrelas a serem muito cobiçadas. É o caso dos gémeos Yates. Mas se a aposta que tem feito no reforço da equipa para as grandes voltas poderá ser importante para manter os britânicos, já Ewan poderá procurar uma estrutura que o coloque como a figura principal.

O mesmo jornal escreve que André Greipel terá recebido uma proposta para renovar, mas apenas por uma temporada. O alemão quererá duas. Cumpre a oitava na equipa que lhe deu a oportunidade para ser o sprinter número um, depois de se destacar no comboio de Mark Cavendish, na HTC Columbia. 11 vitórias no Tour, sete no Giro, quatro na Vuelta, 18 no Tour Down Under... a lista é extensa, pois são 153 triunfos como profissional.

Se Ewan procura aumentar o seu valor no Tour para negociar o melhor contrato, Greipel poderá ir a França com o objectivo de garantir a continuidade da sua carreira numa equipa que lhe permita ser competitivo, caso opte por deixar a Lotto Soudal.


Sem comentários:

Enviar um comentário