26 de junho de 2018

Campeões nacionais de contra-relógio e de fundo lideram selecções nos Jogos do Mediterrâneo

Domingos Gonçalves e Daniela Reis tiveram um fim-de-semana
memorável em Belmonte e agora estarão muito bem
acompanhados em Tarragona
Os ciclistas portugueses vão entrar em acção esta quarta-feira nos Jogos do Mediterrâneo para tentar prosseguir a boa prestação dos atletas lusos, que já contabilizam dez medalhas, duas das quais de ouro. Os recentes campeões nacionais de contra-relógio e fundo, Daniela Reis e Domingos Gonçalves estarão presentes apoiados por alguns dos corredores que estiveram em destaque nas corridas que decorreram no último fim-de-semana em Belmonte.

Os homens serão os primeiros a competir em Tarragona, Espanha. Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista) estará acompanhado por André Carvalho (Liberty Seguros-Carglass), Francisco Campos (Miranda-Mortágua), João Rodrigues (W52-FC Porto), Rafael Silva (Efapel), Tiago Antunes (Aldro Team) e Frederico Figueiredo e Joni Brandão. Os dois ciclistas do Sporting-Tavira estiveram na fuga nos Nacionais, com o último a terminar no segundo lugar, demonstrando que está a recuperar a sua melhor forma, depois de um 2017 marcado por um problema de saúde, que o afastou da competição durante grande parte da temporada. A prova no circuito urbano de Vilaseca terá 143 quilómetros, com quatro subidas longas. A partida será às 9 horas (hora de Portugal Continental).

As senhoras arrancarão às 15 horas para os 89 quilómetros da corrida. Daniela Reis (Doltcini-Van Eyck Sport) terá ao seu lado as outras duas "emigrantes": Soraia Silva e Maria Martins (Sopela Women's Team). Este foi o trio que completou o pódio do contra-relógio dos nacionais, com Maria Martins a ser também segunda na prova de fundo.

Daniela Reis e Domingos Gonçalves conquistaram os dois títulos de elite, pelo que foram os escolhidos pelos seleccionadores - José Poeira (equipa masculina) e Gabriel Mendes (equipa feminina) - para competir também no contra-relógio. Daniela já foi campeã nacional quatro vezes nesta vertente, enquanto Domingos sagrou-se bicampeão. O contra-relógio dos Jogos do Mediterrâneo realiza-se no dia 30 (sábado), com os homens a serem novamente os primeiros a sair para a estrada. A luta pelas medalhas começará às 8 horas. Domingos Gonçalves tem à sua espera 25 quilómetros e Daniela 18.

As corridas de ciclismo destes Jogos só podem contar com participantes que tenham entre 19 e 29 anos e que pertençam a equipas de clube ou Continentais. Está interdita a inscrição de corredores das formações World Tour e Profissionais Continentais.

Oscar Pelegrí (Rádio Popular-Boavista) - que venceu o Grande Prémio Abimota -, Juan Ignacio Perez (Aviludo-Louletano-Uli), Álvaro Trueba (Sporting-Tavira) foram seleccionados para representar a equipa de Espanha.

Portugal está a realizar uma boa prestação nos Jogos do Mediterrâneo, que começaram a na sexta-feira, 22 de Junho, e terminam no próximo domingo, 1 de Julho. Melanie Santos e João Pereira conquistaram o ouro no triatlo. As três medalhas de prata foram ganhas por Fernando Pimenta (canoagem, K1 500 metros), Joana Vasconcelos (canoagem, K1 500 metros) e Ana Catarina Monteiro (natação, 200 metros mariposa). Já as medalhas de bronze foram garantidas por Ana Portela (canoagem, K1 200 metros), Alexis Santos (natação, 200 metros estilos), João Vital (natação, 400 metros estilos), Diana Durães (natação, 400 metros livres) e João Costa (tiro, pistola ar comprimido).

»»José Santos tinha razão. "Não há anos iguais". Desta vez, Domingos fez mesmo a dobradinha««

»»Maria Martins: "Sem a ajuda da Daniela Reis não teria feito o que fiz. Tenho muito a agradecer-lhe"««

»»Daniela Reis: "Não sei se algum dia vou ser uma grande líder, mas tenho a certeza que posso ser uma gregária de luxo"««

Sem comentários:

Enviar um comentário