22 de junho de 2018

"Era a última oportunidade que tinha de ser campeão nacional como sub-23"

Deitado no chão, perto da meta, Ivo Oliveira tentava recuperar o fôlego de um esforço intenso. Só quando um dos comissários o foi chamar é que percebeu que tudo o que tinha feito tinha sido recompensado: era campeão nacional de contra-relógio de sub-23. Depois de na pista ter dado mais do que provas que é um dos melhores do mundo (é vice-campeão em perseguição individual), agora é na estrada que quer mostrar toda a sua qualidade. Ganhar o título nacional foi um orgulho e ficou a mensagem: "Se calhar veio abrir os olhos a muita gente. Não faço só quatro quilómetros, também faço contra-relógios e bons contra-relógios."

O pódio com três ciclistas de grande futuro
O pódio foi ocupado por três referências das nova geração. O colega de Ivo na Hagens Berman Axeon soma e segue nos bons resultados. João Almeida foi segundo com mais 28 segundos, depois de este ano já ter um segundo lugar no Giro e a grande vitória na Liège-Bastogne-Liège, da sua categoria. A fechar o pódio ficou Tiago Antunes, a 1:51, ciclista que está agora na espanhola Aldro Team, depois da passagem pelo Centro Mundial de Ciclismo da UCI. Ivo completou os 24,1 quilómetros em Belmonte em 31:35, com uma média de 45,784 quilómetros/hora.

Foi assim que ficou Ivo Oliveira depois do contra-relógio
"Foi duríssimo, mas estou muito contente. Era a última oportunidade que tinha de ser campeão nacional [de contra-relógio] como sub-23! Eu apostei tudo neste dia", contou Ivo Oliveira ao Volta ao Ciclismo. O ciclista de 21 anos fez o reconhecimento do percurso juntamente com os irmãos, o gémeo, Rui, e o mais velho, Hélder. "Depois da Volta à Califórnia tive uma semanas muito difíceis, não me estava a sentir bem e foi o meu irmão [Hélder] que me levantou a cabeça", admitiu. Foi também ele quem lhe deu as dicas para potenciar toda a sua exibição, enquanto no veículo de apoio, durante a prova, estava Gabriel Mendes, seleccionador nacional de pista e que tanta influência tem tido no desenvolvimento deste ciclista: " Gabriel foi um grande mestre no carro!"

No seu segundo ano na equipa americana, Ivo quer que seja o da sua afirmação na estrada, ainda mais quando a Hagen Berman Axeon subiu ao escalão Profissional Continental. O gaiense venceu uma etapa no Circuit des Ardennes International, mas um dos grandes objectivos passava por estar na Volta a Califórnia, naquela que foi a sua estreia em provas do World Tour. Foi muito regular, terminou na 34ª posição, mas o destaque vai para o 11º lugar na primeira etapa e oitavo na quinta, na disputa dos sprints. Mas Ivo, não ficou contente: "Está a ser uma boa época, mas não fiz uma Califórina como queria. Acho que estava a acusar um pouco o desgaste da época, que comecei em Dezembro. Fiz uns bons lugares, no top dez, mas estava à espera de mais."

As palavras começaram a faltar-lhe perante a emoção de ter conquistado o título nacional que tanto ambicionava. "Estou muito orgulhoso! Sou campeão nacional", salientou, com um sorriso rasgado que não mais desapareceu durante toda a cerimónia do pódio. Ivo Oliveira sucedeu a José Neves, que este ano já competiu na categoria de elite.

Sábado é dia de corrida de fundo. As senhoras abrem as hostilidades às 11:00, mas Ivo Oliveira e os restantes ciclistas do seu escalão arrancam às 15:00. Inicialmente o pelotão sairá de Belmonte e fará 76 quilómetros até entrar no circuito. Serão quatro passagens na meta, numa distância total de 160,4 quilómetros.


Resultados:
1º Ivo Oliveira (Hagens Berman Axeon), 31:35 minutis
2º João Almeida (Hagens Berman Axeon), a 28 segundos
3º Tiago Antunes (Aldro Team), a 1:51 minutos
4º Jorge Magalhães (Miranda-Mortágua), a 2:11
5º Pedro Miguel Lopes (Liberty Seguros-Carglass), a 2:56
6º André Ramalho (Jorbi-Team José Maria Nicolau),  a 3:00
7º Marvin Scheulen (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés), a 3:18
8º Iúri Leitão (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés), a 3:20
9º João Salgado (Rádio Popular-Boavista), a 4:05
10º Daniel Viegas (Polartec-Kometa Junior Team), a 4:10
11º Francisco Morais (Sicasal-Constantinos-Delta Cafés), a 4:22
12º Francisco Moreira (Rádio Popular-Boavista), a 4:53
13º Paulo Silva (Fortunna-Maia), a 5:09
14º Cláudio Sousa (Jorbi-Team José Maria Nicolau), a 5:51
15º Ivo Pinheiro (ACDC Trofa-Trofense), 5:53
16º Bernardo Gonçalves (Ginestar), a 5:59
17º Paul Ferreira (Jorbi-Team José Maria Nicolau), a 6:52
18º Pedro Braga (ACDC Trofa-Trofense), a 6:58
19º Fábio Resende (Fortunna-Maia), a 7:11
20º André Cunha (Jorbi-Team José Maria Nicolau), 7:34
21º Francisco Duarte (FGP-CUBE-Bombarral), a 8:14
22º Filipe Santos (ACD Milharado-Escola de Ciclismo Manuel Martins), a 10:54
23º Pedro Teixeira (Miranda-Mortágua), a 12:17

»»Daniela Reis: "Não sei se algum dia vou ser uma grande líder, mas tenho a certeza que posso ser uma gregária de luxo"««

»»José Santos: "Já digo há algum tempo que o Domingos é o melhor contra-relogista nacional"««

»»Três dias de muito ciclismo em Belmonte para conhecer os campeões nacionais««

Sem comentários:

Enviar um comentário