7 de junho de 2018

Grande Prémio Abimota ganha um dia e junta-se à festa de Santo António

Uma das provas por etapas mais antigas em Portugal terá este ano cinco dias, mais um, com Lisboa a receber o pelotão em dia de feriado de Santo António, 13 de Junho. Invulgar é também o contra-relógio por equipas, mas o Grande Prémio Abimota/Altice segue assim o exemplo da corrida do Jornal de Notícias em testar as formações nesta especialidade. Depois da capital, a prova seguirá para paragens mais habituais, com a consagração do vencedor a ser em Águeda, como é tradição.

A 39ª edição da corrida irá contar com as nove equipas Continentais portuguesas, as de clube Sicasal-Constantinos-Delta Cafés, ACDC Trofa e FGP-Cube-Bombarral, Fortunna-Maia e duas espanholas: Kuota-Construcciones Paulino-Oviedo.es e Supermercados Froiz.

O Grande Prémio Abimota/Altice tem a particularidade de ter oito camisolas em disputa. Além das classificações habituais (geral, montanha, pontos, juventude e metas volantes), os ciclistas terão ainda a camisola xadrez da Meta Autarquias, a das bolinhas da classificação Meta Bolinhas e o melhor corredor das equipas de clube terá também o seu destaque, com a camisola vermelha.

Vicente Garcia de Mateos venceu no ano passado, no arranque para uma fase da temporada muito forte, que culminou com o terceiro lugar e a camisola dos pontos na Volta a Portugal, além de uma vitória de etapa. Dos ciclistas que poderão estar presentes, se forem chamados pelos directores desportivos, temos ainda David de la Fuente, também da Aviludo-Louletano-Uli, que ganhou em 2015, então ao serviço da Efapel. Igualmente por esta equipa, Filipe Cardoso triunfou em 2016 e em 2008, mas com camisola da Liberty Seguros. Está agora da Rádio Popular-Boavista. A LA-Antarte viu Edgar Pinto ser o mais forte em 2011. O ciclista representa actualmente a Vito-Feirense-BlackJack.

A corrida realiza-se de quarta-feira a domingo, mas há que destacar que antes da primeira etapa, em Lisboa, realiza-se a terceira prova pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo, entre as 15:00 e as 16:15.

Etapa 1: Lisboa (contra-relógio colectivo), 5,5 quilómetros


Partida e chegada no Campo Grande. Primeira equipa sai às 17:00 e a última cortará a meta cerca das 19:30.

Etapa 2: Coruche - Proença-a-Nova, 157,2 quilómetros



Partida simbólica na Praça de Touros de Coruche (12:55). Chegada no Parque Urbano Comendador João Martins (prevista para as 17:00).

Etapa 3: Belmonte - Belmonte, 70,9 quilómetros



Partida simbólica no Castelo de Belmonte (14:25). Chegada no Castelo de Belmonte (prevista para as 16:15).

Etapa 4: Almeida - Mortágua, 184,4 quilómetros



Partida simbólica na Praça 25 de Abril (11:55). Chegada na Avenida dos Bombeiros Voluntários (prevista para as 16:30).

Etapa 5: Anadia-Águeda, 156,3 quilómetros



Partida simbólica na Praça do Município (12:25). Chegada na Avenida 25 de Abril (prevista para as 16:15).

»»Ranking nacional com novo líder««

»»Volta a Portugal faz jus ao nome««

»»E no final ganhou a W52-FC Porto««

Sem comentários:

Enviar um comentário