9 de junho de 2018

Nova vida da Taça de Portugal começa este domingo

(Fotografia: © João Fonseca
Federação Portuguesa de Ciclismo)
Cinco corridas, uma por mês e a Taça de Portugal transforma-se num troféu que dará outra competitividade a uma temporada que basicamente terminava com a Volta a Portugal. Os tradicionais circuitos marcavam as últimas semanas da época ciclística no país, mas o ritmo já era bem diferente. O calendário de 2018 sofreu uma pequena reestruturação a pensar precisamente em proporcionar uma competição mais importante ainda por conquistar na fase pós-Volta.

A disputa pela Taça de Portugal começa este domingo no Memorial Bruno Neves. Será a 10ª edição da corrida criada para homenagear o ciclista que morreu em 2008 durante a Clássica de Amarante. Tinha 26 anos. A partida está marcada para as 13:00 no Largo da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, com 146 quilómetros à espera do pelotão até à meta em Nogueira do Cravo (cerca das 16:30).

Edgar Pinto (Vito-Feirense-BlackJack) foi o primeiro vencedor desta prova, em 2009. Dos ciclistas que continuam no pelotão nacional e que já triunfaram, temos ainda Rafael Silva, Efapel, (2013), César Fonte, W52-FC Porto (2014 e 2015), Ángel Sánchez, W52-FC Porto (2016) e Mario Gonzalez, do Sporting-Tavira, no ano passado.

A Taça de Portugal será disputada pelas equipas de elite e clube, tendo Samuel Caldeira (W52-FC Porto) vencido em 2017 e Xuban Errazquin ganho em sub-23, então ao serviço da Rádio Popular-Boavista. O espanhol está agora na Vito-Feirense-BlackJack.

A segunda etapa está marcada para 1 de Julho, na Volta a Albergaria-a-Velha e logo a seguir à Volta a Portugal, haverá o Grande Prémio de Mortágua, a 18 de Agosto. Em Setembro, a região onde a época começou, Aveiro, será o palco da quarta etapa a 16 de Setembro, com Tavira a receber depois um fim-de-semana prolongado de muito ciclismo. A 5 de Outubro realiza-se o tradicional Festival de Pista, mas desta feita não será o encerramento da temporada, pois no dia seguinte o pelotão irá para a estrada, na última etapa da Taça de Portugal. Ou seja, a época fecha com a entrega de um troféu. De referir que para terminar em grande, haverá um granfondo para que os amadores se juntem à festa do ciclismo, no dia 7.

Quanto à corrida de amanhã, das equipas que anunciaram as suas escolhas, de salientar o regresso à competição de Raúl Alarcón. O espanhol, vencedor da última Volta a Portugal, sofreu uma queda em Abril, ainda competiu na Volta a Castela e Leão, mas tem estado fora de acção desde então. António Carvalho (ganhou o Grande Prémio de Jornal de Notícias no domingo), Tiago Ferreira, Daniel Freitas e Ángel Sánchez completam a W52-FC Porto.

A Efapel contará com um ciclista em grande forma, Daniel Mestre, mas Rafael Silva, além de já saber o que é ganhar esta corrida, também vem de duas vitórias no Grande Prémio Jornal de Notícias. Bruno Silva, Marcos Jurado e Pedro Paulinho foram os restantes eleitos de Américo Silva.

João Benta, Luís Gomes, Filipe Cardoso, Daniel Silva e os jovens Francisco Moreira e João Salgado vão representar a Rádio Popular-Boavista. A Vito-Feirense-BlackJack contará com Luís Afonso, Hugo Sancho, Ricardo Vale, João Santos, Bernardo Saavedra, Leonel Coutinho e Gonçalo Santos.

A Liberty Seguros-Carglass, que estará a correr em casa, terá André Carvalho, Pedro Miguel Lopes, Pedro José Lopes, João Carneiro, Fábio Costa e Luís Pereira na luta por mais uma vitória, depois da etapa conquistada no Grande Prémio Jornal de Notícias, por intermédio de Rafael Lourenço. A equipa do Miranda-Mortágua aposta em Francisco Campos, Tiago Leal, Jorge Magalhães, Nuno Meireles, António Barbio, Hugo Nunes, Gonçalo Carvalho e Pedro Teixeira.

Nota: Estas formações foram as anunciadas pelas próprias equipas, faltando o Sporting-Tavira, Aviludo-Louletano-Uli e LA Alumínios, entre as estruturas Continentais portuguesas. São permitidos até oito ciclistas, com algumas a optarem por levar menos.

»»Grande Prémio Abimota ganha um dia e junta-se à festa de Santo António««

»»Ranking nacional com novo líder««

»»E no final ganhou a W52-FC Porto««

Sem comentários:

Enviar um comentário