6 de maio de 2019

Final da Volta a Portugal regressa ao Porto

(Fotografia: © Podium)
Era um desejo antigo de Joaquim Gomes. O director da Volta a Portugal vai ver novamente a Volta a Portugal conhecer o seu vencedor na cidade do Porto, 30 anos depois da última vez que tal aconteceu. Naquele 1989 foi precisamente Gomes quem conquistou a primeira da suas duas Voltas, com um contra-relógio a marcar a derradeira etapa. E será novamente com o esforço individual que se encerrará aquela que será a 81ª edição da corrida por que todas as equipas portuguesas mais anseiam.

Então foi Matosinhos quem recebeu o início do contra-relógio de 21,5 quilómetros. Desta feita é Gaia quem compartilhará com o Porto o grande final da Volta, numa extensão de 19,5 quilómetros entre Canidelo e Avenida dos Aliados. Será a oitava vez que a corrida terminará na Invicta. Com muito historial na corrida, o Porto esteve numa etapa por 141 vezes, 70 das quais foram local de meta. Já Gaia foi ponto de partida numa tirada por seis ocasiões e foi local de chegada outras tantas vezes, duas das quais recebeu o final da Volta a Portugal (1992 e 1995).

Este regresso ao Porto coincide com o ano em que a W52-FC Porto subiu ao escalão Profissional Continental, sendo a única equipa portuguesa nessa segunda categoria mundial. Todas as outras são Continentais (terceiro escalão). Desde que o clube azul e branco entrou na equipa que são três as vitórias consecutivas na Volta a Portugal, mas a formação do Sobrado vai em seis anos de domínio.

Com a partida marcada para 31 de Julho, a W52-FC Porto é já nesta altura a grande favorita para mais um triunfo, algo que certamente que muitos adeptos gostariam de poder celebrar no mesmo local onde se festejam as conquistas da equipa de futebol. Portanto, a 11 de Agosto, espera-se um ambiente intenso no contra-relógio, com Joaquim Gomes a acreditar que a Volta poderá ser decidida naqueles últimos 19,5 quilómetros.



"Nessa altura ficaram para trás nove etapas que terão seleccionado um grupo restrito de possíveis vencedores, mas acredito que vamos ter competição até ao fim e que seja preciso esperar por este último dia", afirmou.

Esta segunda-feira ficou-se a conhecer o grande final da Volta a Portugal, com todos os restantes pormenores a serem apresentados a 6 de Junho. Oficialmente foi anunciado que Santarém receberá a partida da terceira etapa, mas já foi adiantado pelo jornal A Bola que Viseu será em 2019 o local onde a corrida irá começar, com o habitual prólogo.

O sul deverá ficar de fora, ou seja, nem Alentejo, nem Algarve, depois de há um ano a Volta ter passado por estas zonas, em etapas marcadas por temperaturas acima dos 40 graus. A penúltima tirada deverá ter a Senhora da Graça como local de decisão, com Fafe - que em 2018 recebeu a festa final - a poder ser o ponto de partida nesse dia.

»»Tomaram-lhe o gosto!««

»»Joni Brandão a caminho do seu melhor««

Sem comentários:

Enviar um comentário