31 de maio de 2019

Rádio Popular-Boavista reitera confiança em Luís Mendonça após suspensão

Luís Mendonça está suspenso provisoriamente devido a um controlo adverso, numa amostra recolhida após a Clássica Aldeias do Xisto, na qual o ciclista foi segundo classificado. A Rádio Popular-Boavista confirmou o caso, reiterando a confiança no corredor, tendo justificado a análise positiva. O ciclista também já reagiu.

"Luís Mendonça foi alvo de um controlo adverso, devido ao uso de um medicamento utilizado para o tratamento de uma lesão, de que foi vitima em Abril. No referido controlo, final da clássica Aldeias do Xisto, realizada em Maio, declarou a utilização do referido medicamento, conforme aliás é exigido, tendo já apresentado às entidades oficiais relatório médico, conforme também é exigido em casos similares", lê-se no comunicado publicado no Facebook da equipa.

A notícia foi ontem avançada pelo jornal A Bola. A substância em causa será a betametasona, a mesma detectada a Rui Vinhas, num controlo feito na Volta a Portugal no ano passado. A betametosona tem uma acção anti-inflamatória, anti-alérgica e anti-reumática. É permitida desde que a sua utilização seja justificada. César Fonte, companheiro de Vinhas na W52-FC Porto, esteve vários meses fora de competição, tendo regressado no último domingo, no Memorial Bruno Neves, depois de concluído o processo que envolveu esta substância.

"O Boavista Ciclismo Clube vem por este meio confirmar a confiança no valor desportivo do ciclista, aguardando com a mesma confiança, pelo resultado do referido inquérito", afirmou a equipa sobre Luís Mendonça. O ciclista, de 33 anos, também reagiu na sua conta de Facebook: "Tenho a referir que após um traumatismo desenvolvi uma bursite pré-patelar no joelho esquerdo... fui tratado com os devidos procedimentos médicos... na corrida das Aldeias do Xisto fui sujeito a controlo antidopagem, onde no mesmo, referi de forma clara a substância utilizada, a data do tratamento e para os fins que foi usada... Relatórios médicos já foram apresentados, onde demonstram de forma inequívoca a lesão sofrida, os procedimentos médicos utilizados e os fins terapêuticos da referida substância... fiz tudo de forma clara e legal... ESTA SUBSTÂNCIA FOI UTILIZADA ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE PARA FINS TERAPÊUTICOS...", explicou.

O corredor admitiu que o que mais o assusta é poder falhar a Volta a Portugal - começa a 31 de Julho -, caso o processo da Federação Portuguesa de Ciclismo não seja célere. "Admito que já chorei tudo que tinha a chorar, onde passei uma semana que não desejo ao pior inimigo... mas agora é altura de erguer a cabeça e acreditar que a resolução será breve, porque não tenho dúvidas que justiça se fará", salientou.

Luís Mendonça foi reforço da Rádio Popular-Boavista em 2019, depois de duas temporadas na Aviludo-Louletano e tem sido o único a conquistar vitórias até ao momento. O segundo lugar na Clássica Aldeias do Xisto permitiu-lhe garantir a conquista da Taça de Portugal, tendo pouco depois ganhou uma etapa e a geral do Troféu O Jogo.

»»Manzana Postobón fecha portas após casos de doping««

»»Três ciclistas mandados para casa por suspeitas de doping««

Sem comentários:

Enviar um comentário