1 de fevereiro de 2019

Bernal pode ganhar o Giro... que é perfeito para Thomas

(Fotografia: Team Sky)
Para Chris Froome foi muito bonito ganhar o Giro, ainda mais da forma que o fez. Ficou depois feliz por ver Geraint Thomas conquistar o Tour, mas vai ficar muito mais contente se for ele a ser o vencedor de 2019 e assim deixar o seu legado, como tantas vezes se refere ao objectivo de juntar-se à elite que soma cinco triunfos na Volta a França. Porém, Thomas também quer tentar nova vitória e o discurso de que quem ganha é a Sky, independentemente do ciclista, pouco convence.

Uma eventual presença do galês no Giro tem sido bastante falada, mas a única confirmação até ao momento é que será Egan Bernal o ciclista a liderar a equipa em Itália, logo na sua segunda grande volta. Para Froome não restam dúvidas sobre o talento deste colombiano de 22 anos. "Quando se fala com o Egan até custa acreditar que ele é tão jovem. Ele tem maturidade e uma incrível capacidade para ler as corridas. Para mim, ele pode ganhar logo na primeira tentativa", afirmou o britânico ao Corriere della Sera.

Uma presença na Volta a Itália, não elimina a possibilidade de Bernal seguir depois para o Tour para ser gregário de Froome. E depois do que vez na sua estreia no Tour, é bem possível que o britânico o queira ao seu lado. Mas isso ainda está por decidir, assim como se Thomas fará Giro/Tour.

Depois do triunfo autoritário na Volta a França, Thomas admitiu que o ambiente na equipa não foi fácil. Mesmo estando em melhor forma do que Froome e estando à frente do companheiro na classificação, a equipa ameaçou deixá-lo para trás se furasse ou tivesse qualquer problema no contra-relógio colectivo. Também contou que Froome o avisou que iria atacar a sua liderança. Thomas foi sempre o mais forte e comprovou que pode vencer uma grande volta. E fê-lo logo naquela que todos mais querem ganhar. Renovou pela Sky e aos 32 anos não quer, naturalmente, regressar ao papel de gregário, pelo menos no arranque da corrida.

Froome nem quis falar de nova ida ao Giro. É tudo pelo Tour. Porém, já não terá um fiel Thomas desde o primeiro quilómetro, principalmente se o galês também colocar a Volta a França como principal objectivo. Froome recordou na entrevista como o seu colega da Sky tem contas a ajustar com a corrida italiana, depois do abandono em 2017 devido a uma queda provocada por uma moto da polícia. "O percurso [do Giro 2019] é perfeito para ele", afirmou, respondendo assim aos rumores que o companheiro possa ir a Itália.

Os que nos últimos anos têm tentado a dobradinha Giro/Tour, não conseguem chegar bem à prova francesa. Thomas pode ser o campeão em título, mas Froome é o líder indiscutível numa Sky que verá como perfeita uma histórica quinta vitória no ano de despedida do patrocinador.

Geraint Thomas já afirmou que nunca se sentiu tão bem fisicamente na carreira e quer aproveitar este pico, pois sabe que poderá não durar muito mais. Já Froome disse que está na idade ideal - faz 34 anos em Maio - para fechar um ciclo, para construir o seu legado, com o seu nome a ficar ao lado de Bernard Hinault, Eddy Merckx, Jacques Anquetil e Miguel Indurain.

As rivalidades internas Froome/Thomas e Nairo Quintana/Mikel Landa (Movistar) prometem ser um dos tópicos a marcar a época de 2019!

Froome vai começar a competir no próximo dia 12, na Volta à Colômbia, ao lado de Egan Bernal. O jovem colombiano participou esta sexta-feira na prova de contra-relógio dos Nacionais, tendo sido terceiro, com Daniel Martínez (EF Education First) a ficar com o título que foi de Bernal em 2018. Já Geraint Thomas fica pela Europa, arrancando já no dia seis, na Volta à Comunidade Valenciana, antes de vir ao Algarve tentar uma terceira vitória.

De referir ainda que esta sexta-feira a Sky conquistou o seu primeiro triunfo de 2019. Owain Doull venceu a terceira etapa do Herald Sun Tour, com o companheiro Luke Rowe a ser segundo. Foi a primeira conquista de Doull na estrada, ele que é mais um dos ciclista da Sky que começou a destacar-se na pista.

»»Sky na Volta ao Algarve para completar grupo de 12 equipas World Tour««

»»Como a Sky e a Movistar vão ajudar Enric Mas no Tour««

Sem comentários:

Enviar um comentário