16 de fevereiro de 2019

Contador sonha em contratar... o novo Contador

(Fotografia: Facebook Alberto Contador)
Alberto Contador sonha alto. Agora com a sua equipa. Com mais tempo para dedicar à Kometa apesar de não querer assumir a função de director desportivo, El Pistolero quer disparar rumo ao topo do ciclismo e já escolheu quem gostaria de ver como a figura do seu projecto. Há sete anos começou como um formação com uma equipa juvenil, tem actualmente uma de nível Continental, mas já está a preparar-se para tentar subir ainda mais. E Contador não faz por menos, quer saltar para o World Tour e garantir que Enric Mas seja o seu líder.

O antigo ciclista realçou que a infraestrutura já está preparada para que a equipa seja do principal escalão. Contudo, falta dinheiro, ou seja, um patrocinador forte, ou mais, que se junte aos que já tornam realidade esta equipa, que conta com o ciclista português Daniel Viegas. "Os nossos sonhos transformar-se-iam em realidade, mas sem estar obcecado. O nosso projecto centra-se na formação de jovens", salientou Contador ao As. Este é um ponto que o espanhol garante que será sempre fulcral na estrutura criada através da sua fundação. A formação de jovens para o ciclismo é para continuar como base essencial. Enric Mas passou por ela, o que dá ainda maior significado a este desejo do antigo corredor.

Não é feito segredo quanto ao "namoro" com Mas e até o irmão do ex-ciclista, Fran Contador, também envolvido na Kometa, já fala nesta ambição de ver o corredor espanhol de novo na estrutura. Aos 24 anos, Mas já tem um pódio na Vuelta e vai pela primeira vez ao Tour. Muito se fala que tem a mesma idade de Contador quando este venceu a sua primeira Volta a França e o ciclista não esconde a ambição de tentar lutar por um bom resultado, mesmo nunca tendo estado na corrida.

Os elogios a Mas têm sido mais do que muitos por parte de Alberto Contador e intensificarem-se depois da excelente prestação na Vuelta. Sempre que pôde, deu o seu apoio presencialmente a Enric Mas. Uma das qualidades que mais aprecia no ciclista é o facto de se motivar quanto maior for a pressão. E claro, as parecenças estão lá, com Mas a gostar de mexer nas corridas, tal como Contador, por exemplo. Não é em vão que o apelidam de o novo Contador. O facto de Mas estar em final de contrato com a Deceuninck-QuickStep faz com que seja difícil ignorar a tentativa de "chamamento". Porém, a missão não será nada fácil.

Com Espanha a ter apenas uma equipa no World Tour, a Movistar, para a Kometa atingir esse nível teria de aumentar substancialmente o seu orçamento. Como Continental, em apenas um ano colocou dois ciclistas em equipas do principal escalão: Kevin Inkelaar foi para a Groupama-FDJ e Matteo Moschetti assinou pela Trek-Segafredo, última equipa que Contador representou. A ligação à formação americana mantém-se, já que a Kometa acaba por funcionar como escola de formação da estrutura World Tour.

A Deceuninck-QuickStep renovou este mês com Álvaro Hodeg e Fabio Jakobsen, mas, até ao momento, de Enric Mas não há noticías. Os pretendentes são muitos e uma boa prestação no Tour poderá dar-lhe um poder negocial bem mais interessante. Patrick Lefevere já se comprometeu a reforçar a equipa para ajudar mais Mas nas grandes voltas, já que a formação belga é mais forte no sprint e clássicas. Isto se Mas renovar.

O espanhol é um dos ciclistas em ascensão no pelotão internacional. Alberto Contador ambiciona ver sua equipa ao mais alto nível e como seria perfeito começar com um dos ciclistas que lá se formou. No ciclismo as surpresas acontecem, mas o que não será surpresa nenhuma será ver Enric Mas tornar-se num dos principais voltistas, que continuará o legado espanhol na modalidade. Tanto receio houve que não haveria uma geração para continuar o sucesso dos nomes mais recentes - Alberto Contador, Joaquim Rodríguez e Alejandro Valverde - e eis que os novos ciclistas começam a afirmar, com Marc Soler a juntar-se no topo dessa lista a Enric Mas.

E a partir desta quarta-feira, Mas será uma das várias estrelas do pelotão a competir na Volta ao Algarve, onde irá arrancar a sua temporada, com o pensamento centrado na Volta a França.

»»Como a Sky e a Movistar vão ajudar Enric Mas no Tour««

»»As corridas que marcaram a vida de Alberto Contador««

Sem comentários:

Enviar um comentário