8 de fevereiro de 2019

O primeiro "super" Mundial de ciclismo já tem cidade anfitriã

(Fotografia: Facebook Mundiais de Innsbruck)
Uma das mudanças que David Lappartient queria implementar como presidente da UCI já está em marcha. O que se pode apelidar de super Mundial tem data marcada para 2023 e o palco deste novo formato será Glasgow. A cidade escocesa irá receber 13 disciplinas diferentes, desde a estrada, ao BTT, passando pelo BMX e até Granfondo, sem esquecer a pista, o paraciclismo, trial e ciclismo indoor.

Este formato de Mundiais irá realizar-se de quatro em quatro anos, no anterior aos Jogos Olímpicos, e pretende ser uma enorme celebração das várias vertentes da modalidade. As provas disputar-se-ão durante duas semanas em Agosto, um pouco mais cedo no calendário do que o normal (Setembro).

Glasgow organizou em 2018 os Campeonatos Europeus que englobaram vários desportos, incluindo o ciclismo e este facto foi salientando por Lappartient aquando do anúncio da escolha da cidade, já que há experiência em "montar" um evento que englobe tantos atletas e tantas disciplinas. Na cidade escocesa também já se disputaram Mundiais de BTT, de pista e trial, além dos Jogos da Commonwealth, em 2014. Isto faz com que as infraestruturas estejam todas em funcionamento, pelo que não será necessário construir nada para os Mundiais de 2023.

Nos restantes anos, o formato actual mantém-se, com as diferentes disciplinas a terem cada uma as suas cidades anfitriãs. Na estrada, depois de Innsbruck, na Áustria, será Yorkshire, Inglaterra, a receber as corridas de juniores, sub-23 e elite (de 22 a 29 de Setembro). No próximo ano e em 2024 será a Suíça o palco dos Mundiais e em 2021, no centenário dos primeiros Campeonatos do Mundo, a escolha foi para a zona de Flandres, na Bélgica. Em 2022 a viagem será mais longa para muitas das selecções: Wollongong, na Austrália.

»»Atenção Froome: Thomas aposta na Volta a França««

»»Gaviria pode trazer muito mais do que vitórias à UAE Team Emirates««

Sem comentários:

Enviar um comentário