11 de fevereiro de 2019

A apresentação de ciclismo que não deixou ninguém indiferente

(Fotografia: Facebook Efapel)
Não havia bola no relvado, nem jogadores, árbitros, nada que se parecesse. No Estádio Atanasio Girardot, em Medellín, a paixão pelo desporto foi bem diferente. O ciclismo tomou conta do entusiasmo dos adeptos que deixaram atletas e directores desportivos arrepiados por uma recepção que para muitos já justificou a viagem até à Colômbia. A corrida é de categoria 2.1, mas tem um elenco World Tour fortemente representado. Portugal tem uma equipa presente, com Américo Silva a levar seis ciclistas da Efapel para competir ao lado de Chris Froome, Nairo Quintana, Egan Bernal, Julian Alaphilippe...

A lista de inscritos é de deixar qualquer adepto feliz por ter ali tão perto tantas figuras, mesmo que muitas delas até sejam da casa. Fernando Gaviria, Rigoberto Uran, Miguel Ángel López,  Daniel Martínez, Álvaro Hodeg, os grandes nomes colombianos continuam. E acrescenta-se então algumas das referências do pelotão nacional. Joni Brandão e Sérgio Paulinho vão estar juntos pela primeira vez numa corrida e assim começarão um trabalho que o director desportivo da equipa bem quer que resulte numa dupla de respeito quando a época começar a aproximar-se do principal objectivo: a Volta a Portugal. Bruno Silva e Rafael Silva são dois corredores de confiança de Américo Silva, com Marcos Jurado a receber também a chamada para ir à Colômbia. O espanhol foi um dos melhores da Efapel em 2018. Para fechar o seis eleito, o reforço uruguaio Fabricio Ferrari  (ex-Caja Rural) fará a sua estreia com as cores da formação portuguesa.

Com a época ainda no início - estes seis ciclistas vão fazer a sua primeira corrida em 2019 - primeiro os corredores vão perceber como estão fisicamente, ainda mais quando encontraram condições atmosféricas bem diferentes das actuais temperaturas fresquinhas de Portugal. Outro dos planos certamente passará por tentar que algum dos ciclistas apareça em destaque, numa das seis etapas.

Depois do Sporting-Tavira na Argentina (Volta a San Juan) e da W52-FC Porto em Espanha (Volta à Comunidade Valenciana) é a vez da Efapel competir fora de Portugal neste arranque de temporada, ainda que oficialmente a primeira corrida tenha sido na Prova de Abertura Região de Aveiro, este domingo. Foi uma equipa em versão reduzida, com Antonio Angulo, Henrique Casimiro e Pedro Paulinho, com este último a ser o melhor, ao terminar na 10ª posição.

A segunda edição da Volta à Colômbia arranca esta terça-feira com um contra-relógio colectivo de 14 quilómetros em Medellín. Haverá etapas para sprinters e para os grandes trepadores presentes, estando no domingo agendada a tirada de alta montanha, com 173,8 quilómetros entre El Retiro e Alto de Palmas, com uma primeira categoria final a prometer espectáculo. Egan Bernal (Sky) venceu em 2018.

Aqui fica um dos vídeos publicados da apresentação, neste caso pela Sky, que mostram a fabulosa recepção aos ciclistas por parte dos adeptos. Nas redes sociais, ciclistas e directores desportivos, entre eles Américo Silva, admitiram como foi um dia inesquecível.


De referir que haverá mais um português em prova. João Almeida vai arrancar a sua segunda temporada na Hagens Berman Axeon na Colômbia.

Pode conferir aqui a lista de inscritos completa, via ProCyclingStats.

Edgar Pinto o melhor da W52-FC Porto

Um dos reforços da equipa do Sobrado foi o melhor da W52-FC Porto na Volta à Comunidade Valenciana. Edgar Pinto terminou na 33ª posição, a 2:48 minutos do vencedor, Ion Izagirre (Astana). Seguiram-se João Rodrigues (73º a 9:24), Samuel Caldeira (81º a 10:46), Raul Alarcón (95º a 16:22) e António Carvalho (127º a 29:08). Joaquim Silva e Rui Vinhas abandonaram na quarta etapa.

O melhor português foi Rui Costa (UAE Team Emirates), que começou a temporada com um animador 10º lugar, a 48 segundos de Izagirre, com Nelson Oliveira (Movistar) a terminar na 12ª posição, a 59. Na sua estreia como ciclista do World Tour, Amaro Antunes (CCC) foi 28º, a 2:19 minutos. José Gonçalves (Katusha-Alpecin) fechou na 35ª posição a 3:03. Na primeira prova pela Burgos-BH Ricardo Vilela foi 45º a 4:28 e o companheiro de equipa, José Neves, 87º a 13:13.

Pode ver aqui a classificação completa da Volta à Comunidade Valenciana.


Sem comentários:

Enviar um comentário